quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Maria e José são os nomes mais comuns no Maranhão

Fonte: Imesq  
Data de publicação:  
 Você sabe quais são os nomes mais populares do Maranhão? Quem não conhece alguém chamado José, João, Maria ou Ana? Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, com base no Censo Demográfico de 2010, mostra os principais nomes de pessoas no Brasil, sendo possível realizar o levantamento também por Estado.
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) fez o levantamento dos nomes preferidos dos pais maranhenses, constatando que “Maria”, “José”, “Antônio” e “Francisco” são os mais recorrentes desde a década de 1930.
“Maria” é o nome mais comum no Maranhão. As Marias aparecem em 574.689 registros de nascimentos maranhenses. Em seguida, vem “José”, com 247.591 registros, “Antonio”, com 170.373, e “Francisco”, com 142.292.
Na década de 2000, período mais recente apontado na pesquisa, os nomes mais populares das meninas maranhenses eram: “Maria”, “Ana”, “Vitoria”, “Leticia”, “Amanda”, “Sara”, “Camila”, “Francisca”, “Juliana” e “Larissa”. Já para os meninos, os nomes mais escolhidos foram: “João”, “Carlos”, “José”, “Pedro”, “Antonio”, “Lucas”, “Francisco, Marcos”, “Gabriel” e “Luis”.
O levantamento identificou 130.348 nomes diferentes na população brasileira, dos quais 63.456 são masculinos e 72.814 femininos, havendo nomes comuns aos dois sexos. Para a pesquisa apenas o primeiro nome foi considerado, não sendo possível a pesquisa por nomes compostos, comuns em todo o Brasil.
O geógrafo do Imesc e também José, o professor José Ribamar Trovão, explica que por meio do processo de ocupação do Maranhão, a região teve grande influência dos colonizadores portugueses católicos. “A ocupação do território maranhense foi muito influenciada pelos padres trazidos de Portugal, os chamados jesuítas. Eles adentraram o estado do litoral ao sertão”, explica.
A popularidade dos nomes José e Maria no Maranhão se deve em função do cunho religioso. “Acredito que em função da ênfase que a igreja católica faz à Nossa Senhora é que o nome dela está em primeiro lugar. O brasileiro é muito ligado à Nossa Senhora de modo geral. Em Belém, Nossa Senhora de Nazaré tem influência muito grande, assim como em São Paulo é a Nossa Senhora Aparecida e no Rio Grande do Sul é a Nossa Senhora dos Navegantes”, comenta Trovão.
Maria, por exemplo, é um nome de origem hebraica, que significa “senhora soberana”, uma mulher forte e decidida que não desiste facilmente de seus desejos. Já o nome José, também de origem hebraica, está presente em uma série de histórias bíblicas, pois nomeia 35 outros santos, além de São José, pai de Jesus.
Além disso, há quem opte por fazer a junção desses nomes tão populares. É muito fácil encontrar algum José Maria ou uma senhora chamada Maria José. Hoje em dia, essa composição já não é mais tão usada, mas era bastante popular nas gerações passadas.
O Maranhão vive ainda uma particularidade, que fica por conta da ação religiosa de São José de Ribamar, padroeiro do estado. Fato que faz com que grande parte dos Josés do Maranhão sejam “José de Ribamar”.
O professor Trovão explica que o nome é utilizado bem mais do litoral ao médio do sertão maranhense, por conta do processo de ocupação.
Enquanto que o sul e centro do Maranhão, ocupado por imigrantes criadores de gado do Vale do São Francisco, utiliza-se mais o nome Francisco, por influência da sua ocupação.
Ao longo do tempo alguns nomes se sobressaem como preferidos pelos pais, inspirados na literatura, na moda, ou inventados, enquanto outros se tornam menos populares. Pode-se perceber, no entanto, a permanente escolha de nomes bíblicos, sendo possível reflexo da forte religiosidade de matriz católica da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário