segunda-feira, 6 de março de 2017

Trecho da BR-230 ameaça desmoronar no Maranhão


Na região sul do estado, um trecho da BR-230, próximo ao município de São Domingos do Azeitão, a 380 km de São Luís, está ameaçado de desmoronar em virtude da erosão no local.
A erosão abriu uma cratera ao lado da pista no Km 210, situado a sete quilômetros de São Domingos do Azeitão. O trecho que fica localizado em uma curva é muito utilizado por caminhoneiros. Com as chuvas na região o aterro que já apresenta rachaduras pode acabar cedendo.
  
O caminhoneiro Leonel Rodrigues Barbosa teme o risco de acidentes. “Está afundando, está cedendo. Fora esse risco de deslizamento”, disse.   
A rodovia faz parte da ligação da região sul do Maranhão a capital São Luis e também a cidade de Teresina, no Piauí. O empresário Miranda Neto que é proprietário de uma frota de ônibus que atende as duas capitais espera que medidas sejam tomadas a fim de que sejam evitados acidentes com vítimas fatais.
“A estrada está cortando e a erosão está danificando a estrada cada dia que passa, e nós não vimos medidas ainda da parte do governo para tomar uma providência para arrumara aquilo ali em caráter de urgência. O que ele fez foi um meio fio só para desviar a água, mas aquilo ali eu vejo até como se fosse uma armadilha porque está realmente desviando a água o meio fio que ele fez, mas a erosão está comendo o asfalto por baixo e na hora que for passar um carro pesado ali, um ônibus, uma carreta, um caminhão ali pode ceder aquela cratera e ali muitas vidas vão embora. Então vai ser preciso morrer quantas pessoas ali para o governo tomar uma providência sobre aquela situação?”, finalizou o empresário.
Em nota, a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Maranhão informou que o local está sinalizado e que está monitorando o processo erosivo. Também informou que está providenciando uma equipe para fazer um levantamento dos custos para recompor e estabilizar a área, mas que o período chuvoso dificulta a execução dos serviços.
http://g1.globo.com/ma/maranhao

Um comentário: