sexta-feira, 19 de maio de 2017

CDVDH-CB realizou IV Encontro Inter-Regional de Trabalhadores Resgatados do Trabalho Escravo em Monção – MA

Nos dias 12 e 13 de maio aconteceu na cidade de Monção – MA, o IV Encontro Inter-Regional de Trabalhadores/as Resgatados/as do Trabalho Escravo. 200 pessoas, entre trabalhadores, representante de 17 instituições públicas e da sociedade civil e público em geral ocuparam o Salão Paroquial da Igreja São Francisco Xavier, o evento foi realizado pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH-CB) com total participação dos /as trabalhadores/as na organização e realização do mesmo. A primeira edição do encontro aconteceu na cidade de Santa Luzia-MA, cidade onde há um alto índice de pessoas vítimas da escravidão contemporânea, o segundo encontro foi realizado na cidade de Açailândia-MA e o terceiro na cidade de Pindaré-Mirim-MA. Neste IV Encontro mais de 20 trabalhadores/as sobreviventes do Trabalho Escravo participaram do evento a maioria acompanhado de familiares, além das famílias de outros (as) trabalhadores (as) que não puderam estar presentes nesse encontro, mas, justificaram sua ausência e ainda contamos com a participação de várias instituições de direitos humanos que também se fizeram presentes e juntos discutiram ações e estratégias de combate ao trabalho escravo no Maranhão.
Uma grande Noite Cultural abriu oficialmente o Encontro com apresentações culturais dos grupos do Centro de Defesa (Açailândia-MA), o grupo de teatro de sombra do Centro de Ensino Jerusa da Silva Rabelo de Santa Inês e a Associação das Caixeiras Monçonensse da Tenda Deus é Fiel, e ainda a apresentação de músicas e poesias criadas por trabalhadores(as) e familiares especialmente para essa ocasião. Na programação geral, houve debates, rodas de conversas, falas institucionais e depoimentos de trabalhadores sobreviventes do trabalho escravo tido como um dos momentos mais marcantes do Encontro. Foram dois dias intensos de vivências, aprendizagens e discursões sobre o enfretamento as violações de direitos, em específico, o trabalho escravo. O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos que a mais 20 anos atua no combate ao Trabalho Escravo tem buscado através de suas ações articular os trabalhadores/as para planejar os encontros visando contribuir com o empoderamento dos(as) trabalhadores(as) para o enfretamento à problemáticas locais que fazem com que o trabalho escravo persista. Isso tem sido uma tarefa árdua, porém muito eficaz no combate a escravidão.
Para a realização desse IV Encontro, o CDVDH/CB contou com o apoio do Deputado Estadual Bira do Pindaré, SEDHIPOP – Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, SINAT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, URE – Unidade Regional de Educação de Santa Inês que articulou também a colaboração das escolas públicas de Pinheiro, PIO XII, Santa Luzia e Santa Inês.
Como tarefa fina do Encontro os(as) trabalhadores(as) presentes em Monção indicaram que  no Dia 13 de maio de 2018 o V Encontro Inter-Regional será na cidade de Codó-MA.
 Assessoria de comunicação CDVDH-CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário