sábado, 6 de maio de 2017

Deputado Marco Aurélio participa da Audiência Pública discutindo a implantação da UEMASUL em Estreito


Na última quarta-feira (03), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Jhonatan Almada, a reitoria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, estiveram no município de Estreito para vistoriar as instalações do prédio que abrigará o Campus da UEMASUL naquele município. A comitiva foi recepcionada pelo Prefeito Cícero Neco, por todos os vereadores do município e por uma grande multidão de Moradores, sobretudo estudantes e professores. A agenda teve ampla representatividade com a participação do superintendente de articulação política da região, Adonilson Lima, do prefeito de São João do Paraíso, Beto Regis e do presidente da câmara dos vereadores deste município, Irmão Valdemar, de membros do ministério público estadual e do deputado federal Waldir Maranhão.

A atividade iniciou com a vistoria no prédio que será o Campus da Uemasul, que está sendo construído pela prefeitura e será doado ao estado. Em seguida, uma ampla discussão na audiência pública com o objetivo de debater os cursos a serem oferecidos na instituição, que devem ser estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento da região. 


Marco Aurélio destacou a importância da UEMASUL para toda a região e como sua criação deve mudar a cara da Região Tocantina do Maranhão. "A UEMASUL começa seu legado ao descentralizar a força da nossa universidade estadual da capital São Luís com a autonomia administrativa e financeira para investir e administrar de perto as necessidades de cada campi. Para se ter uma ideia, só no primeiro ano o orçamento da UEMASUL é de mais de R$ 70 milhões de reais. Essa Universidade traz exatamente a perspectiva de todos esses jovens que estão aqui e será uma grande esperança de futuro melhor para cada filho e filha de vocês não só de Estreito, mas de toda região. Vai ser para os Jovens de São João do Paraíso, Porto Franco, Carolina de Campestre, Lajeado Novo e de toda região." afirmou o parlamentar.

O secretário Jhonatan Almada ressaltou a determinação do governo Flávio Dino em fortalecer a educação do Maranhão em todas suas vertentes. "Nós temos muito orgulho em dizer que em pouco mais de dois anos conduzimos o maior programa de investimento em infraestrutura e educação da história do Maranhão. Além das construções e reformas de centenas de escolas, campi da UEMA, criação da UEMASUL, temos o investimento no ensino em tempo integral e técnico em todas as regiões. Com a ajuda de vocês, iremos realizar um estudo técnico para analisar a viabilidade de cada curso e em breve teremos uma universidade forte e plena para Estreito e região." garantiu o secretário.

Marco Aurélio pontuou sobre o papel fundamental do prefeito Cícero Neco para a instalação do campus da UEMASUL em Estreito. "Esta realização tornou-se possível com tal rapidez devido a parceria entre governo estadual e municipal. Não é todo dia que vemos um prefeito custear a construção de um prédio desses, com recursos próprios da prefeitura. Junto a isso, destaco também a firmeza do governador Flávio Dino em priorizar o fortalecimento do ensino superior em nossa região." Lembrou Marco.

O prefeito Cícero Neco classificou o momento como um sonho para o município de Estreito. "Primeiramente gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram a concretizar essa sonho, de uma universidade pública de qualidade para nossa região. Contamos com o apoio importante do nosso deputado Marco Aurélio, com o qual estivemos em São Luís buscando essa realização e hoje temos a felicidade de estar colhendo os frutos desta luta. E aqui, agora serão realizados os sonhos não apenas dos jovens de Estreito, mas de milhares de jovens que anseiam estudar e buscar um futuro melhor em toda nossa região." ressaltou o prefeito em discurso emocionado.

Nos próximos dias, o governador estará em Imperatriz, onde irá entregar as obras de reforma do atual campus da UEMASUL e assinar a ordem de serviço do novo campus, no parque de exposições, um investimento de R$ 11.3 milhões. Neste ano, toda a equipe da Uemasul trabalha para o credenciamento da Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação para, a partir de 2018, expandir a Uemasul, tanto com novos cursos, quanto com novos campi, aumentando sua presença nos municípios de atuação.

Enquanto a Universidade Estadual do Rio de Janeiro enfrenta grave crise e tem risco até de fechamento, o Maranhão recebe de presente uma nova universidade, a Uemasul, com a experiência, a luta e a esperança de tantas gerações que esperaram e fizeram este momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário