sexta-feira, 16 de junho de 2017

Dep. Sérgio Vieira coordena eleição da diretoria da Frente Parlamentar para a bonificação de notas do Enem


Nesta terça-feira (13) dez deputados estaduais estiveram reunidos para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Bonificação das Notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destinadas aos alunos de escolas públicas do Estado do Maranhão.
Na oportunidade, o deputado Sérgio Vieira foi o coordenador da eleição de formação permanente da “Frente”, que terá como coordenador definitivo o deputado Marco Aurélio, e Sérgio como um dos membros efetivos.
“Me senti muito feliz em coordenar a eleição desta Frente, aonde elegemos como coordenador definitivo o deputado Marco Aurélio, que já vem nesta luta, e agora estamos também defendendo está bandeira, para que possamos discutir a bonificação das notas do Enem de alunos de escolas públicas do nosso estado”, afirmou Sérgio.
O grupo de parlamentares busca meios para bonificar os alunos maranhenses oriundos das escolas públicas nas notas do Enem, já que desde que passou a utilizar o Exame Nacional como meio de acesso aos seus cursos, a partir de 2009, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), passou a ter bem mais alunos de outros estados que do próprio Maranhão.
Dessa forma, além de ocuparem as vagas dos estudantes “locais”, esses alunos de outros estados ao se formarem retornam às suas regiões, deixando um déficit profissional no Maranhão, prejudicando diretamente à população, principalmente nas áreas de saúde, humanas e tecnologia.

“Está bonificação é para que nossos estudantes tenham mais condições de ingressar na Universidade Federal do Maranhão, para que possam ter uma formação de qualidade e para que fiquem no estado, pois já vivemos em uma das regiões mais pobres do país e nós precisamos utilizar destes mecanismos, a fim de beneficiar a população de Açailândia e de todo estado”, frisou Vieira.

Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Bonificação das Notas do Enem terá a partir de agora a missão de estar se reunindo com a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, realizar audiências e ouvir toda a comunidade.
Ao utilizar a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14), o deputado Sérgio Vieira reafirmou os objetivos e a importância deste trabalho. “Essa ‘Frente’ tem como um de seus objetivos estimular o estabelecimento de um sistema de bonificação para alunos de escolas públicas do Maranhão, favorecendo a formação de profissionais que permaneçam no estado do maranhão, e assim, ampliando os serviços prestados à população maranhense”.
A bonificação seria um acréscimo de 20% na nota do aluno, dando a este maior oportunidade de concorrer com outros alunos advindos de todas as regiões do país. A prática da bonificação já acontece em outras universidades federais, e tem atingido resultados satisfatórios, aumentando o acesso de alunos locais nestas instituições de ensino superior.
Contudo a ‘Frente Parlamentar’ buscará antes ouvir a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, e para isso realizará sua primeira audiência pública na próxima terça-feira (20), a partir das 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Imperatriz.
“Na próxima terça-feira estaremos fazendo uma audiência pública sobre esse sistema de bonificação das notas do Enem em Imperatriz. Estaremos eu e o deputado Marco Aurélio nos deslocando para lá, aonde iremos colocar as nossas propostas em discussão e ouvir daquela comunidade outras ideias para fazermos um estudo mais aprofundado do tema”, e concluiu: “me sinto feliz em participar de mais está ‘Frente’, dessa vez na área da Educação. Está é a nossa contribuição para os estudantes de nosso estado”, finalizou Sérgio Vieira.
Assecom /dep.Sérgio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário