terça-feira, 20 de junho de 2017

Dep. Sérgio Vieira viabiliza junto ao Estado a reforma do prédio e ampliação dos cursos do IEMA em Açailândia

O deputado estadual também reivindicou para o município os programas MaraNet e Ponto do Saber

O deputado estadual Sérgio Viera (PEN) esteve nesta segunda-feira, 19/06, reunido com o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão, Jhonatan Almada. Na oportunidade o legislador foi entregar pessoalmente diversas reivindicações já feitas na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) a favor de Açailândia e região.

A primeira e mais importante foi a reforma total do prédio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Açailândia, que funciona em uma parte do antigo prédio da Escola Caic, bairro Jardim Glória. “A nossa solicitação se faz importante devido ao péssimo estado de conservação do prédio onde está instalado o IEMA de Açailândia. Então buscando oferecer melhores condições de conforto e segurança para os alunos, estamos encaminhando esta reivindicação”, destacou Sérgio.

Jhonatan garantiu que a solicitação será atendida pelo governo do estado, e as obras de reforma já deverão iniciar no mês de agosto. “O governador Flávio Dino já determinou que nós recebêssemos o deputado Sérgio Vieira pra ouvir os pleitos, e iremos atender a partir de agosto a reforma do IEMA de Açailândia”.

*Mais cursos no IEMA*
Ainda sobre o do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o deputado Sérgio Vieira pediu que o IEMA ofereça mais cursos à população e assim, amplie o serviço de qualificação profissional e educacional.

“Estamos solicitando que seja realizado o estudo de viabilidade da ampliação do número de cursos ofertados pelo IEMA em Açailândia. Esta indicação atende as demandas da população de Açailândia, onde já conta como uma Unidade Vocacional do IEMA. Entretanto a comunidade anseia por uma variedade maior de cursos ofertados, assim diversificando as áreas de atuação dos jovens beneficiados com o trabalho deste importante Instituto”, destacou o legislador.

O secretário de Tecnologia explicou que será realizado um estudo vocacional no município, para que ainda no segundo semestre sejam implantados mais três cursos voltados para a necessidade da região. “Com essa reforma nós também iremos, por determinação do governador Flávio Dino, ampliar o número de cursos, no mínimo mais três cursos para atender a reivindicação apresentada pelo deputado Sérgio Vieira”.

*Outras reivindicações*
*MaraNet* - Na ocasião o deputado estadual também levou outras solicitações, entre elas a implantação em Açailândia de um ponto da MaraNet - rede de internet gratuita do Maranhão. Sérgio solicitou que o ponto seja instalado na Praça do Pioneiro, no centro da cidade e local de grande tráfego de pessoas e estudantes.

“Nossa solicitação visa oferecer à população acesso ao Wi-Fi grátis, possibilitando a inclusão digital. A Maranet é uma ação do Programa Cidadania Digital, e tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à internet. São 100 megabytes de internet, via fibra óptica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos e que assim, ajudará o município no seu desenvolvimento socioeconômico e cultural”, explicou o legislador.

*Ponto do Saber* – Por fim Sérgio solicitou ainda a implantação em Açailândia do Programa Ponto do Saber, que funciona como um telecentro, permitindo ao público o acesso a serviços on-line, educação e atividades multidisciplinares, garantindo mais universalização da internet e uma inclusão digital eficaz e gratuita.

Vieira pediu para que o programa funcione na Secretaria de Cultura do município, situado no Residencial Tropical – Vila Ildemar. “Acreditamos que este programa de democratização do acesso das pessoas ao conhecimento e à informação trará grandes avanços para a população de Açailândia. Pois sabemos a importância da internet na vida das pessoas como uma das principais ferramentas de comunicação e que serve para pesquisa, entretenimento e trabalho”.

Jhonatan Almada disse que a solicitação do deputado será atendida brevemente. “Nós também vamos contemplar no planejamento deste segundo semestre a inclusão de Açailândia com a MaraNet e o Ponto do Saber, que é um programa importante de inclusão digital e qualificação profissional. O governo Flavio Dino tem o maior prazer em atender Açailândia e as reivindicações apresentadas pelo seu representante na Assembleia Legislativa, Sérgio Vieira”, finalizou.

Asscom/Dep. Sérgio Viera

Nenhum comentário:

Postar um comentário