sexta-feira, 30 de junho de 2017

Deputado Marco Aurélio reforça a luta pela Bonificação com colegiado da UFMA do campus de Imperatriz




O Deputado Prof. Marco Aurélio (PCdoB), participou de uma reunião que definiu encaminhamentos à causa da Bonificação das notas do Enem para estudantes oriundos de escolas do Maranhão com coordenadores de cursos e a direção do campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A reunião aconteceu no campus do Bom Jesus na tarde da última quinta-feira (29).

Marco Aurélio tratou da necessidade da Universidade Federal do Maranhão implantar uma bonificação de 20% às notas do Enem para estudantes oriundos de escolas do estado, a exemplo que várias universidades federais que já utilizam da bonificação regional como política afirmativa como forma de reforçar as condições de ingresso dos estudantes locais.

No último dia 20 de junho, Imperatriz sediou uma grande audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em defesa da Bonificação no Enem, presidida pelo deputado Marco Aurélio, com forte representação acadêmica, política, social e sobretudo, dos estudantes.

A reunião realizada no campus Bom Jesus, serviu ainda para que os professores pudessem discutir os critérios para a implantação da Bonificação, uma vez que no mês de agosto a proposta deve ser avaliada pelo Conselho Universitário da UFMA e se aprovada, já valerá para a próxima edição do Enem. Segundo Marco Aurélio “se não for aprovada agora, talvez nunca mais tenhamos uma oportunidade igual a essa”, destaca.

O diretor do campus da UFMA de Imperatriz explicou, juntamente com o deputado estadual, que essa bonificação seria para diminuir a evasão de alunos da universidade, ficando vagas ociosas. “A maioria dos alunos que passa pra cá, fica seis meses ou um ano, e vai  embora, transfere o curso", destaca Daniel Leite, principalmente em relação aos alunos do curso de medicina.

Foi identificado pelos professores que é necessário prestigiar os alunos do Maranhão, pois segundo eles, os que se formam na UFMA de Imperatriz, tendem a se tornarem profissionais na cidade.

A professora Carla Bianca, coordenadora do curso de pedagogia, ressalta que assim como as políticas de cotas para o ingresso no ensino superior foram criticadas inicialmente, mostraram que as críticas estavam erradas. “Temos que olhar com uma visão maior, que é de incluir, acolher”. Ponderou.

Marco Aurélio destacou a importância dessa reunião com o corpo docente da UFMA de Imperatriz, onde expõe que “temos que partir com essa ideia da bonificação, sendo um consenso em Imperatriz. E, a partir daí, já irmos com essa opinião para o conselho”. O deputado informou que irá continuar com alguns passos e encaminhamentos nesse mês de julho, pois, em agosto, já está marcado o compromisso com a reitoria para a discussão da pauta da bonificação, no Conselho Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário