sexta-feira, 23 de junho de 2017

Quadrilha Junina Matutos do Rei é campeã do Arraial Municipal de Açailândia 2017



A prefeitura de Açailândia através da secretaria de cultura realizou na noite desta quinta feira(22), o tradicional concurso municipal das quadrilhas juninas de Açailândia. Quatro grupos se apresentaram,  Abrindo as apresentações, a Quadrilha Caipira da Serra com o Tema  Bela 2017, logo em seguida veio a Quadrilha Nova cangaceiros de Açailândia com o Tema: (Morte Seca) o Amor depois do fim. A terceira Quadrilha da noite foi A Flor de Mandacaru com o Tema: Aos Vivos e as Flores. Para encera a noite de apresentações Veio a Quadrilha Matutos do Rei como Tema: Catirina - Dança estrelas de são joão.  

O público que lotou as arquibancada e as laterias do tablado vibrou com as apresentações da primeira noite.do arraial municipal "Não perco o concurso de quadrilhas. Fica difícil dizer quem vai ganhar, embora tenho a minha quadrilha preferida, mas mesmo assim estão todas muito bonitas", disse a estudante Vanessa 

"A cada ano as quadrilhas se superam, elas cresceram e tornaram a disputa ainda mais acirrada.  Os grupos estão de parabéns, sempre inovando e tornando o arraial ainda mais bonito"

A grande Vencedora da noite foi a quadrilha Matutos do Rei, a segunda foi a Flor de mandacaru, terceira Nova cangaceiro de Açailândia e a quarta Caipira da Serra.

Catirina – Dança Estrelas de São João, é o espetáculo da Junina Matutos do Rei 2017. O espetáculo, não é sobre o auto do Bumba Boi, é uma releitura sobre a personagem Catirina e outros personagens da cultura popular maranhense. O trabalho da Junina, foco no universo junino explorando elementos até então não apresentados em seus espetáculos. A dança, a musicalidade e as vestimentas mostraram o quanto é grandioso festejar junho e brincar o São João. Além da brincadeira, da folião e das festanças, a Matutos do Rei também fará uma reflexão sobre alguns conflitos sociais, porém a quadrilha ainda não especificou exatamente do que se trata.
Catirina é personagem do Auto do Boi, é esposa de Pai Francisco e sente desejo de comer a língua do Boi, desejo de mulher grávida. A gravides é outro ponto forte explorando pela Junina. O sagrado feminino, a fertilidade, e a louvação a vida, são pontos fortes do espetáculo.
A direção do espetáculo é de Xico Cruz e as coreografias de Tharles Ponciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário