segunda-feira, 14 de agosto de 2017

350 alunos do EJA serão capacitados pelo Sebrae em Bom Jesus das Selvas  

Sebrae capacitou 21 professores da rede municipal de ensino de Bom Jesus das Selvas, que irão atuar como multiplicadores na metodologia Aprender a Empreender, junto a 350 alunos.



350 alunos do EJA serão capacitados pelo Sebrae em Bom Jesus das Selvas
O curso Aprender a Empreender tem uma metodologia pensada e formulada por especialistas, que buscam constituir mecanismos que despertem competências para a gestão de empreendimentos.

A educação empreendedora propõe a dinamização e a inserção de práticas empreendedoras dentro do ambiente escolar. Nesse sentido, o Sebrae, por intermédio da Unidade Regional de Açailândia, firmou parceria com a rede municipal de ensino do município de Bom Jesus das Selvas, com foco na implantação do curso Aprender a Empreender junto a alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos, (EJA).

O desenvolvimento de competências e habilidades que compõe o perfil do empreendedor, trabalhados com metodologias teóricas e práticas, para garantir o aprendizado aos participantes é um dos pilares da capacitação. “O curso Aprender a Empreender tem uma metodologia pensada e formulada por especialistas, que buscam constituir mecanismos que despertem competências para a gestão de empreendimentos”, enfatiza o gestor de projetos do Sebrae em Açailândia, Reginaldo Medeiros.

O Sebrae capacitou em julho, no município de Bom Jesus das Selvas, 21 professores da rede municipal de ensino, e lecionam no programa EJA na Escola Municipal Pe. Luís Montovane. A partir da capacitação, esses professores estão habilitados a repassarem o conteúdo aos alunos. Serão 20 horas de conceitos e metodologias voltados para o empreendedorismo, onde ao término das aulas os concludentes receberão certificados.

“Dentro do EJA, temos muitos alunos que já empreendem, mas muitas vezes eles não sabem se estão ganhando ou perdendo. Por isso, incentivar e orientar esse público, nos motiva a buscar parcerias para a implantação de metodologias de ensino diversas”, relatou a coordenadora de ensino e uma das participantes do curso, Francisca das Chagas.

Na última quarta-feira, (09), Reginaldo Medeiros, realizou a entrega do material didático ao município. Os kits educativos Aprender a Empreender é composto de vídeo e material impresso com 10 capítulos. As coordenadoras de ensino, Maria Iris de Sousa e Francisca das Chagas, representaram a diretora do programa EJA, Cristiane Sobral, no recebimento do material. 350 kits do curso serão distribuídos aos alunos.

Expansão
A atuação do Sebrae por meio do curso Aprender a Empreender, junto a alunos do EJA em Bom Jesus das Selvas, faz parte do plano de ação da unidade regional do Sebrae em Açailândia, de expandir ações de incentivo a disseminação da Educação Empreendedora em escolas da rede pública e privada na região.

Em 2016, foi desenvolvida uma programação de cursos específica para os estudantes do EJA do município de Açailândia, com o intuito de capacitar, realizar sonhos e gerar oportunidades para estudantes que já são eram empreendedores e aqueles que desejavam empreender.

Nesse sentido, os 50 professores da rede municipal de ensino foram capacitados e multiplicaram esse conhecimento, capacitando 456 alunos, de treze escolas, nove da sede e três da zona rural de Açailândia.

Aprender a Empreender
O Sebrae colabora com a capacitação dos empreendedores concedendo conhecimentos necessários para criação e manutenção de uma empresa eficiente. Ao oferecer o kit educativo, os participantes adquirem um novo olhar focado nas tendências, que permite o acesso a instrumentos de gestão compatíveis com a realidade de cada mercado.
Ao estudar essa metodologia, o participante irá desenvolver, de forma integrada e complementar, competências nas áreas de conhecer, ser, conviver e saber fazer, relacionando sensibilidade e ação para a gestão de seu empreendimento.
O gestor de projetos do Sebrae, Reginaldo Medeiros, entrega os kits educativos às coordenadoras de ensino, Maria Iris de Sousa e Francisca das Chagas, que na ocasião representaram a diretora do programa EJA no município, Cristiane Sobral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário