terça-feira, 8 de agosto de 2017

Deputado Marco Aurélio destaca investimentos na rede estadual de saúde pública da Região Tocantina

Hospital Macrorregional ajudou a desafogar a saúde de toda a Região Tocantina

Em discurso realizado na tarde desta segunda-feira (07), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou melhorias realizadas através da secretaria Estadual de Saúde, na rede pública de saúde que atende toda a Região Tocantina. Segundo o parlamentar, o governador Flávio Dino tem acertado ao promover a melhoria considerável na estrutura da rede de saúde da região, oferecendo uma série de novos serviços para os municípios da região e reforçando os serviços existentes.

"Serviços que há décadas eram aguardados em nossa grande região, foram implantamos e vêm sendo muito bem coordenados pelo secretário Carlos Lula e sua equipe. Neste momento, a rede estadual de saúde começa a tomar um formato que será decisivo para melhorar o atendimento aos moradores da região Tocantina." afirmou o deputado.

Marco Aurélio lembrou ainda de várias outras ações que irão contribuir para a otimização da rede em toda a região. O Hospital Materno Infantil, por exemplo, está passando por uma ampla reforma e ampliação, orçada em cerca de R$ 6 milhões, que contempla a reestruturação do centro cirúrgico e das salas de parto, com implantação dos quartos para pré e pós-parto; readequação da área de acolhimento e classificação de risco com os leitos de observação; aumento dos leitos de UTI Neonatal; adequação das enfermarias; ampliação da área administrativa e do banco de leite.

Paralelo a essa reforma e ampliação, o Materno passou a ter um serviço especial de acolhimento das mães, e por isso inaugurou a Casa da Gestante Drª Eimar de Andrade Melo. "Antigamente as mães que vinham buscar atendimento no Materno Infantil, oriundas de outros municípios e até de outros estados, padeciam com a falta de um local adequado para ficar durante a recuperação de seu bebê, muitas vezes, dependendo boa vontade de outras pessoas de as acolherem em suas casas. Há um ano, o governador Flávio Dino entregou a nova Casa da Gestante, para as mães da nossa região. Um local acolhedor, que valoriza e dá uma atenção toda especial para as mães que tanto necessitam de amparo durante e após a gestação, com uma equipe multidisciplinar, preparada e disposta, que tem feito toda a diferença." garantiu.

O parlamentar relembrou ainda o esforço feito pelo governo Flávio Dino para garantir a abertura da UPA do São José, em Imperatriz, ainda em 2016. Marco Aurélio participou ativamente desta conquista, por meio da destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 1.150 milhão, que ajudou no custeio, onde, além desse valor, o estado ainda complementou mais recursos e ainda equipou a unidade. O Prédio estava concluído há mais de três anos, mas não havia sido inaugurado pela falta de recursos do município. Após a abertura com o custeio do governo estadual por um período, a UPA foi qualificada junto ao Ministério da Saúde e conta com verbas federais que ajudam seu funcionamento.

Outro serviço que há muitos anos era esperado e que foi implantado ainda nos três primeiros meses do governo Flávio Dino, foi o tratamento de câncer através de radioterapia para os moradores da Região Tocantina. "Antes, os moradores da nossa região, precisavam vir a São Luís para enfrentar a longa fila do hospital Aldenora Belo, ou se desfazer dos seus bens para buscar atendimento particular. O serviço é tão importante, que conseguiu acabar com as longas filas pelo tratamento de radioterapia na nossa região, além disso, o governador manteve o serviço de quimioterapia, oferecido há cerca de 15 anos, em parceria com o hospital São Rafael ", destacou o deputado, informando que os últimos passos para a implantação do serviço de oncologia infantil, em Imperatriz, estão sendo dados, e muito em breve as crianças com câncer da região também receberão este apoio, não tendo mais de sair de perto de suas famílias para terem um tratamento digno.

As parcerias, por sua vez, foram fundamentais para a garantia de uma série de serviços em outros municípios da região. Em Açailândia, por exemplo, a união entre prefeitura e governo garantiu a abertura da UPA, que ajudou a reforçar a saúde na região, além dos serviços de hemodiálise e hoje atende também municípios como Itinga e Bom Jesus das Selvas e outros. Outro grande pleito que está sendo encaminhado e será atendido pelo governador em Açailândia, diz respeito à implantação do número de leitos de UTIs na cidade. Brevemente, Açailândia terá a instalação de 10  leitos de UTIs no hospital municipal, medida que além de melhorar a saúde do município, ajudará a desafogar os leitos dos hospitais de Imperatriz.

Marco Aurélio finalizou sua fala destacando a importância do hospital Macrorregional de Imperatriz, Drª Ruth Noleto, unidade que completará agora um ano de funcionamento e tem alcançado patamar de excelência no atendimento e vem transformando a realidade da saúde de toda a região Tocantina e Sul do estado. O deputado Marco Aurélio citou como exemplo os mutirões como o que está sendo realizado durante esses dias, onde centenas de pessoas estão sendo operadas de catarata. "Além disso, não posso deixar de citar a mudança no perfil do hospital, que terá novos serviços permanentes sendo ampliados para atender as demandas da nossa população da região, como a ortopedia de alta-complexidade, neurologia de alta-complexidade, cardiologia de alta-complexidade e vários outros serviços que são caros, mas que valem a pena, pois estão ajudando a salvar milhares de vidas e acabando com o sofrimento das famílias. Tudo isso, graças ao imenso esforço do governo Flávio Dino em descentralizar o atendimento para todos os cantos do Maranhão." concluiu o parlamentar.

Marco Aurélio parabenizou também toda a equipe que concretiza esse belo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário