quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Governo se reúne com UNOPS para construção de centros socioeducativos



Representantes do Governo do Maranhão se reuniram com o gerente de projetos do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Jack Camelq, para alinhar futuras parcerias na área de cooperação técnica para a construção de centros socioeducativos.

Participaram da reunião, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Cardoso, e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A UNOPS é o órgão de referência das Nações Unidas (ONU) que atua na gestão de projetos e infraestrutura para a construção de escolas, estradas, pontes, hospitais, prisões, quartéis da polícia e centros socioeducativos, de maneira eficiente e sustentável em cooperação com o Governo Federal, ofertando serviços de implementação, assessoria e transacionais.

Dado a crescente demanda no atendimento socioeducativo, a gestora da Funac destacou a necessidade de buscar parcerias e estratégias para dar maior celeridade nas obras, em consonância ao que orienta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

“A ideia é estabelecer futuramente um acordo de cooperação para consultoria técnica e transferência de conhecimento para o planejamento, monitoramento e construção de centros socioeducativos no Maranhão, área na qual a UNOPS tem a expertise de referência, para nos ajudar a superar o entrave com as obras”, afirmou Elisângela Cardoso.

Para Camelq, da UNOPS, a principal ideia desse alinhamento é fazer a transferência de conhecimento técnico, criando novas metodologias, em conformidade com as normas internacionais e o Sinase, contribuindo para o melhor gerenciamento dos recursos.

Atualmente, a UNOPS é a responsável pelos projetos dos centros socioeducativos em cidades como Florianópolis, Palmas, Salvador e Juazeiro, todos dentro das orientações atualizadas do Sinase e que serão inaugurados em breve. Camelq destaca ainda que a Unops desenvolveu instrumentos de referência, com os subsídios do Sinase, para facilitar a construção das unidades do sistema socioeducativo.

“A reunião foi de grande proveito para compartilhar ideias de melhorias e avanço nas construções dos centros socioeducativos. As unidades envolvem métodos construtivos específicos, portanto, é necessário estarmos alinhados com as referências nessa área”, pontuou Jader Beckman, gestor de obras da Secretaria Adjunta de Obras Setoriais da Sinfra.

Como fruto da reunião, realizada na segunda-feira (25), em breve, será realizado um workshop com os técnicos da Sinfra, resultado da articulação da Funac e UNOPS para efetivar a parceria.
Fonte: Funac
Texto: Priscilla Swaze
Fotos: Priscilla Swaze

Nenhum comentário:

Postar um comentário