sábado, 16 de setembro de 2017

Pacote de obras e serviços beneficia cinco cidades da Região Tocantina



Neste sábado (16), moradores de cinco municípios da Região Tocantina receberam obras e serviços públicos levados pelo Governo do Maranhão. A comitiva chefiada pelo governador Flávio Dino esteve em Peritoró, Altamira, Poção de Pedras, Esperantinopólis e Bacabal.

Foram inauguradas uma Escola Digna, biblioteca, vias asfaltadas e oferecidos serviços de saúde, além do anúncio de novas obras que chegarão aos municípios.

A primeira parada foi na cidade de Peritoró, onde pais, estudantes e professores do povoado de Peritoró dos Pretos, a 17km da sede do município, foram contemplados com um novo prédio, que substituiu o antigo barracão de taipa.

A obra, mais uma do programa Escola Digna, teve investimentos de R$ 388 mil e abrigará a Escola Municipal Francisco de Assis, que foi toda reformada e equipada com mobiliário.

“Estamos semeando direitos, igualdade, justiça, dignidade. Eu estou mais feliz ainda porque vejo a alegria dos meninos, das meninas. Nós confiamos na educação como caminho de libertação”, disse Flávio Dino durante a entrega.

“Conversei com as professoras e elas estão muito animadas. Deixamos aqui mais um marco de uma nova realidade no estado em que todos têm chance, todos têm voz, todos têm vez, todos têm oportunidade”, completou o governador.

“Para nós do povoado essa escola representa um sonho maravilhoso que se realiza hoje, porque a gente esperava há muitos anos por isso. As crianças estão muito felizes e a comunidade também”, disse a professora Vera Lúcia Figueiredo da Silva.

A obra integra as ações do programa Escola Digna, com o qual o governo substitui escolas de barro e palha por prédios de alvenaria adequadamente equipados.

O aluno Rafael Silva Neves conta como era a realidade em sala de aula antes do benefício: “Aqui não tinha banheiro, não tinha cadeira com mesinha, os quadros eram ruins, o chão era todo esburacado, as telhas quebradas. Quando chovia, molhava os livros, as cadeiras, a gente tinha que parar a aula para não se molhar”.

“É um programa extraordinário substituindo escolas de taipa, de barro, cobertas de palha em povoados, em locais distantes, historicamente esquecidos pelas administrações públicas, que agora recebem esse investimento, esse benefício do governo Flávio Dino”, ressaltou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.

A Escola Municipal Francisco de Assis é a terceira Escola Digna inaugurada em Peritoró, que ainda recebeu reforma em unidade do Farol do Saber, entre outros benefícios para a educação do município.

“O programa Escola Digna é forte aqui em Peritoró, mas está presente em todo o estado e também aqui, nesta comunidade quilombola, onde presenciamos a emoção de professores e moradores. É um momento histórico, de transformação do Maranhão”, destacou o secretário de Educação, Felipe Camarão, em visita a Peritoró dos Pretos.

A Biblioteca Farol do Saber passou por reforma e foi inaugurada na sede do município. Parte da rede educativa de bibliotecas que passa por revitalização em todo o estado, obra incluiu melhorias nas estruturas físicas como teto e pisos, na cobertura com revisão das madeiras e telhas de cerâmica; troca do forro; revisões elétrica e hidráulica; e instalação de lâmpadas fluorescentes. A unidade agora funciona de 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Foram também assinadas ordens de serviço para início de ações do programa Mais Asfalto, para reforma e revitalização do Mercado Municipal do povoado Independência e de uma praça no povoado Livramento.

Infraestrutura e Saúde
Em Poção de Pedras, Altamira e Esperantinópolis, o governador Flávio Dino entregou obras de pavimentação realizadas via Programa Mais Asfalto, que transformou vias e melhorou a qualidade de vida dos moradores.

Bacabal
Uma festa especialmente preparada pelos profissionais do Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos comemorou o primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde. A programação contemplou pacientes e funcionários e incluiu ações de atenção farmacêutica, orientação nutricional para diabéticos e hipertensos e ginástica laboral.

A programação contou, ainda, com apresentação de grupo musical e lançamento da campanha de doação de sangue, promovida em parceria entre a Agência Transfusional do hospital e o Hemomar de Santa Inês. O público terá acesso a atendimento médico em clínica cirúrgica, ortopédica, realização de exames de imagem (ultrassonografia e radiologia).
Fonte: Secap
Texto: Izabella Silveira
Fotos: Handson Chagas




Nenhum comentário:

Postar um comentário