segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Professor Marco Aurélio participa da audiência pública sobre a crise hídrica do Rio Tocantins



O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) participou, nessa sexta-feira (01), de uma audiência pública, proposta pelo deputado federal Deoclides Macedo (PDT), que aconteceu no auditório do Ministério Público, em Imperatriz, para tratar sobre a crise hídrica no Rio Tocantins e o abastecimento de sua bacia, mais precisamente nos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz e Vila Nova dos Martírios.

Em sua fala, o deputado colocou uma situação preocupante que “a gente não pode mais adiar uma solução para esse problema e eu penso também que não dá mais pra encontrar um meio termo. Agora nós já estamos em um ponto de optar se tem o equilíbrio do rio ou então se vai optar pela produção de energia, e se a escolha for a geração de energia em detrimento da população, buscaremos todo apoio para impedirmos, pois Imperatriz já corre um risco de ficar sem água, onde todo o sistema de captação está comprometido, em função do baixíssimo nível do nosso Rio.".

Estiveram presente também na audiência o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreo e o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, onde destacaram algumas crises hídricas em algumas regiões do país, como em Brasília, que passa por racionamento de água. O promotor do Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira e representantes do Consórcio Estreito de Energia (Ceste) e Suzano também estavam no debate, assim como a parte mais atingida, que é quem sobrevive do Rio, como os pescadores, barraqueiros, ribeirinhos, empresários do ramo, estudantes e população em geral.

Ficaram definidos que Imperatriz receberá um relatório com a projeção do nível do Rio, com a constante da vazão dos reservatórios para o período de veraneio, como acontece no Goiás e Tocantins, para que os barraqueiros possam instalar suas barracas nas praias sem preocupação. Outro ponto garantido pelo superintendente da ANA foi manter a vazão das hidrelétricas a montante de Estreito nos seus limites, fazendo assim a vazão da Usina operacionalizar pelo os próximos dois meses 750 m³/s, mantendo o nível do rio Tocantins no atual estágio, o que, pelo menos não agravaria a crise, pois as previsões eram que a situação ficasse ainda mais grave. 

O presidente da Companhia de Saneamento e Ambiente do Maranhão (Caema), Carlos Rogério, informou que dois técnicos da ANA junto com os técnicos da Caema farão uma avaliação para uma proposição futura de um plano no dia 05 de setembro e tranquiliza a população, pois “com a sinalização que já foi posta, com a manutenção do Rio Tocantins nesse nível, nós garantiremos o abastecimento de água pleno na cidade de Imperatriz” afirma.

Marco Aurélio parabenizou o Deputado Federal Deoclides Macedo pela forte articulação que avançou na criação do comitê de crise e as ações em decorrência da atuação do parlamentar, mobilizando as partes que têm a competência para, pelo menos atenuar a crise. 

Agenda

Ainda nesse primeiro de setembro, o deputado estadual Professor Marco Aurélio, reuniu com o presidente da Caema, Carlos Rogério, com o gerente regional da Companhia em Imperatriz, Rafael Heringer, o vereador Carlos Hermes (PCdoB),  para encaminhar a solução para o problema abastecimento de água na Vila Vitória. Será feito um investimento pelo governo Flávio Dino na localidade, para o aumento da vazão do sistema, além da implantação de rede de distribuição para atender a comunidade. O presidente disse que como a área a ser atendida é grande, terá um investimento médio de R$ 600 mil e que já foi determinado pelo governador que seja feito. 

Logo após, o professor se reuniu com o diretor de centro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, Daniel Duarte e os professores do curso de Medicina, Rodson Glauber e Bianca Ferreira. Na pauta, a bonificação nas notas do Enem para estudantes de escolas do Maranhão e a busca de parcerias para o campus de Imperatriz da universidade federal, devido ao contingenciamento de recursos feito pelo governo federal. Mesmo Marco Aurélio  estando no mandato de deputado estadual, este se comprometeu em buscar articulação com deputados federais para reforçar a causa da busca da melhoria dos campi de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário