quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Egressos da Funac participam de encontro sobre mercado de trabalho


Fonte: Funac
Texto: Priscilla Swaze
Fotos: Priscilla Swaze


Egressos da Fundação da Criança e Adolescente (Funac) vão ter oportunidade de construir um novo futuro. Na terça-feira (03), por meio da Coordenação de Programas Socioeducativos (CPSE), eles participaram de um encontro para conhecer um pouco mais sobre o Programa Mais Estágio, do Governo do Estado, e as orientações gerais para conquistar um espaço no mercado de trabalho.

O encontro faz parte do Programa de Acompanhamento dos Egressos da Fundação, para fortalecer a realização do projeto de vida. Através de debates, palestras e dinâmicas 17 jovens falaram sobre postura profissional, ética, relações interpessoais, motivação, habilidades, competências e puderam trocar experiências positivas com jovens que estão inseridos no mercado de trabalho, após cumprirem uma medida socioeducativa.

"Eu já me inscrevi no Programa Mais Estágio. Se eu conseguir a vaga vai ser uma oportunidade de ter uma boa experiência para entrar no mercado de trabalho. Quanto ao encontro foi muito bom, gostei das dicas, aprendi bastante. Agora é ter foco para seguir em frente", falou José da Silva*, jovem que cumpriu medida socioeducativa e, hoje, segue um novo caminho. “Depois que eu saí da unidade, voltei pra escola, estou estudando certinho e tenho o apoio da minha família, só quero recomeçar”, disse esperançoso.

A família é parte fundamental nesta etapa e, no encontro, eles participaram ativamente apoiando os adolescentes. "O Governo tem que dar oportunidade a esses jovens e essa formação e o Programa são um caminho para começar outra vida, estou com esperanças disso", disse Ana de Jesus*, que acompanhou o filho na atividade. "Eu espero que o programa continue e possa ajudar mais jovens como o meu filho a avançar nos estudos e conseguir uma experiência de trabalho", completou.

Para Ana Clara Costa*, socioeducanda da Funac, a expectativa é maior. "Eu fiz a minha inscrição com a orientação da equipe da unidade e já fiz uma entrevista como participante. Estou na expectativa que dê tudo certo e essa formação de hoje me ajudou mais ainda para o meu futuro profissional. Com o estágio vou evoluir também na minha medida socioeducativa", disse confiante.
Ao final do encontro, os adolescentes deixaram registrados em um painel suas expectativas e sonhos com o futuro estágio.

Programa Mais Estágio 

O Programa Mais Estágio é conduzido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com foco na preparação do estudante do ensino médio regular para o trabalho produtivo e o seu desenvolvimento integral.

Para ser incluso no programa, o participante deve ser aluno regular de ensino médio em escolas da rede pública ou particular do estado e ter a partir de 16 anos. As vagas de estágio têm regime de trabalho de quatro a seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, com remuneração média de um salário mínimo e duração de até um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

“No encontro preparamos os egressos das medidas socioeducativas que estão dentro do perfil do Mais Estágio para uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho. A ação é também mais uma etapa do acompanhamento que desenvolvemos com os jovens e suas famílias”, explicou Nelma Pereira, Coordenadora dos Programas Socioeducativos. Ela acrescentou ainda que “é uma oportunidade para que esses adolescentes possam ter uma atividade que garanta um futuro diferente e desvinculado do ato infracional, com o acolhimento da sociedade, por meio do mercado de trabalho”, completou.

“Essa ação fortalece os nossos egressos, a política de socioeducação e o trabalho intersetorial, tendo em vista que precisamos de uma atuação conjunta para que os adolescentes possam ter, de fato, oportunidades de recomeçar”, pontou a presidente da Fundação Elisângela Cardoso. “Estamos muito felizes com a participação deles no programa, torcendo para que todos tenham êxito nas próximas etapas e que tudo o que foi debatido na formação tenha sido compreendido por eles”, afirmou.

Programa Menor Aprendiz 

Em Imperatriz, na unidade do Centro da Juventude Semear, os adolescentes participaram de uma roda de conversa sobre mercado de trabalho na quarta-feira (04). A assistente de atendimento do CIEE, Manuela Bernadino, e dois aprendizes interagiram com os socioeducandos contando sua experiência no programa e as suas inserções no mundo do trabalho. "É uma oportunidade para garantir uma vaga no mercado de trabalho e sair do ato infracional", disse um dos adolescentes participantes, que gostou da ação. Ao final da ação sete adolescentes da unidade foram encaminhados para se inscrever no Programa de Menor Aprendiz.

*Nomes fictícios para preservar a identidade dos adolescentes e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário