segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Mais de 10 mil atendimentos realizados na Vila Cafeteira com ação do Mais Saúde

Fonte: SES
Fotos: Julyane Galvão


Moradores da Vila Cafeteira, em Paço do Lumiar, tiveram acesso no sábado (21) e domingo (22) a diversos serviços de saúde e cidadania por meio do Programa Mais Saúde, do Governo do Estado, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com esta sexta edição no Centro Educacional Pão da Vida, o programa superou a marca de mais de 50 mil atendimentos.

No total, o Mais Saúde do último fim de semana realizou 10.855 atendimentos. Destes, 575 foram com clínicos gerais, 263 com dermatologistas, 245 com ginecologistas, 99 com nutricionistas, 459 na área de oftalmologia, voltado para detecção e tratamento do Glaucoma, 387 na pediatria e 817 na saúde bucal.

Foram feitos ainda 119 preventivos em mulheres, 1.620 testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatites B e C), 175 testes rápidos de colesterol, 1.201 atendimentos na triagem/enfermagem (aferição de pressão e glicemia), 239 vacinas ministradas e 2.981 atividades educativas, com especial atenção para a oficina de escovação para crianças com distribuição de kits de higiene bucal.

Completando o ciclo médico, 890 pessoas receberam medicamentos gratuitamente na farmácia e 305 foram atendidas pelo serviço social. Já nos serviços de cidadania, foram emitidos 278 cartões do SUS e 60 documentos de identidade e CPF, através do Viva Cidadão. Também disponível no local, a vacinação de cães e gatos aplicou 142 doses de antirrábica.

“As ações do Mais Saúde promovem acesso àquelas pessoas que estão invisíveis aos olhos da atenção básica. Invisíveis porque por anos o poder público acreditou em uma saúde hospitalocêntrica e da época do INAMPS”, analisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O gestor acredita que a marca de 50 mil atendimentos deve ser comemorada, mas também avaliada. “Revela num primeiro momento o sucesso da ação, com adesão muito maior do que o esperado. De outro lado, também revela a necessidade de melhorarmos a articulação com os municípios, evitando que as pessoas adoeçam”, completou.

Para o gestor estadual da Assistência Farmacêutica da SES e coordenador do Mais Saúde, Sandro Monteiro, o programa tem crescido porque a população viu que existe efetividade no atendimento. “Cada região tem sua peculiaridade. Então fazemos um estudo prévio e vemos qual atendimento precisa ser aumentado ou diminuído, para adaptarmos de acordo com a demanda”, ressaltou.

Facilidades

Natural de São Paulo, a dona de casa Ana Cleide Silva França mora com o marido maranhense em Paço do Lumiar há um ano. Ela levou a filha Gabriele, de 6 anos, para consultar com o pediatra. Feliz com a oportunidade, ela contou nunca ter tido acesso a uma ação do tipo quando ainda morava na sua cidade de origem.

“Achei o atendimento maravilhoso e ainda consegui resolver o problema da minha filha. Me deram os encaminhamentos para exames de sangue, mas já saí com os três remédios prescritos de graça, não precisei comprar nada”, frisou.

Quem também ficou satisfeito com o Mais Saúde foi o casal Jaqueline Pereira de Godoi e Valdivan dos Santos. Eles foram ao Centro Educacional Pão da Vida nos dois dias de atendimento. No primeiro, ela se consultou com o clínico geral, ginecologista e fez testes rápidos. No domingo, foi o dia de consultar o marido e os filhos Natanael, de 10 anos, e Miguel, de 3.

“Achei muito bom para a população de Paço do Lumiar, pois temos dificuldade para nos locomover para São Luís para consultar. Fora que temos que marcar várias consultas diferentes e isso demora. Aqui tivemos a comodidade de consultar todos os médicos e ainda saí com os medicamentos”, falou.

BOX 
Mais Saúde

O Programa Mais Saúde tem oportunizado atendimentos de saúde na área da atenção básica e cidadania. Testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia) e serviço social são os mais procurados nas ações do Mais Saúde.

Em geral, estão disponíveis na ação consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista, oftalmologista e nutricionista. Além destes, testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites (B e C). Além destes, é possível fazer aferição de pressão e glicemia; atualização da carteira de vacinação; orientações sobre saúde bucal, tabagismo, diabetes e hipertensão; e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já foram realizadas seis edições: Vila Embratel, Anjo da Guarda, Coroadinho, Cidade Operária, Maiobão e Vila Cafeteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário