terça-feira, 24 de outubro de 2017

Semana de Ciência e Tecnologia será aberta em Timon nesta quarta-feira (25)


Fonte: Fapema
Texto: Elizete Silva
Foto: Divulgação


A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) terá uma ampla programação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, no Maranhão, será aberta nesta quarta-feira (25), às 18h, no município de Timon, pelo governador Flávio Dino.

A SNCT é um dos maiores eventos de divulgação científica do país. É promovida em todos os estados, pelo Governo Federal e parceiros. No Maranhão é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Até sábado (28), quando será encerrada, vai movimentar Timon e municípios vizinhos. A programação do estande da Fapema inclui lançamento da Revista Inovação, de livros, apresentação de editais, pôsteres e rodas de conversa.

Na programação, 550 atividades, entre mostras científicas, apresentações de pôsteres e diversos trabalhos científicos. Na Cidade da Ciência, espaço onde acontecem as atividades, outros trabalhos de pesquisa, apresentações de protótipos estarão expostos em 68 estandes.

Quem visitar o espaço poderá participar de palestras, oficinas, minicursos e exibição de pôster. Entre as mostras científicas, a de nanossatélites e atividades de ensino da matemática por meio de jogos, robótica e educativos. A programação conta ainda com apresentações culturais que acontecem sempre ao final da tarde.

O presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou o fato da SNCT, pelo segundo ano, acontecer no interior do estado. A decisão, definida pelo governador Flávio Dino, está prestigiando centros de ensinos de várias regiões do estado. “Isso é muito significativo porque existem muitas pesquisas sendo produzidas em polos de conhecimento fora de São Luís”, explica.

Alex Oliveira destaca outro aspecto é que a presença de um número maior de pessoas que produzem ciência e moram fora da capital. “Isso permite diversificar os participantes da Semana de Ciência e Tecnologia”, pontua Alex Oliveira.

A escolha de Timon para sediar o evento, segundo o secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Informação, Davi Telles, é pelo fato do governador Flávio Dino entender que o município é uma referência do Leste Maranhense, que consegue catalisar uma grande população, além de instituições públicas e particulares. “A ideia principal da semana é fomentar nos alunos e nas comunidades científicas e na população em geral, o interesse pela ciência, pela tecnologia, pelos assuntos relacionados à educação e a inovação, que é algo fundamental para a prosperidade da ciência e educação”, disse o secretário.

Por meio da Fapema o Governo do Estado disponibilizou R$ 500 mil em financiamento de projetos a serem apresentados durante a SNCT em mais de 30 municípios de várias regiões do Maranhão. O fomento da Fapema, também, é representado pelo apoio logístico com a disponibilização de ônibus para facilitar o deslocamento de estudantes à Semana. “Nós teremos 11 ônibus, funcionando diariamente, levando alunos, de Timon e outros municípios, para conhecer as produções e as apresentações que estarão sendo feitas durante a programação da SNCT”, informou Alex Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário