Os números resultam da soma dos negócios efetivados durante o evento e
dos recursos injetados diretamente na economia local.
Somente na Rodada de Negócios, a organização contabilizou R$ 400 mil em
negociações futuras já sinalizadas.
Com vocação para o comércio, a cidade de Timon recebeu de 22 a 25 de
novembro, no Centro de Convenções Maranhense, a nona edição da Feira do
Empreendedor, com inúmeras oportunidades de negócio e fomento ao
empreendedorismo resultou em 1.200 capacitações nas 48 atividades de
conhecimento ofertadas. Em consequência do evento, R$ 500 mil foram
movimentados no município, sendo mais de R$ 100 mil injetados diretamente na
economia local e R$ 400 mil em negociações fechadas na Rodada de Negócios.
Com participação de cinco
empresas âncoras e 18 ofertantes do segmento de alimentos e bebidas –
integrantes do Programa Comércio Brasil, executado no estado pelo Sebrae, a
Rodada de Negócios foi uma das atividades ofertadas na Feira do Empreendedor em Timon. “As empresas participantes foram
de médio e grande porte com atuação local, regional e
nacional que já atendem fornecedores e clientes do Maranhão, o que
ajudou a potencializar o volume de negócios e a abertura de novos mercados,
mostrando o potencial da região e identificando oportunidades que incrementam a
economia regional”, destacou o coordenador de Soluções Empresariais do Sebrae e
coordenador da nona edição da Feira do Empreendedor, Mauro Borralho.
Jorge Fortes, proprietário da cachaça Capotira, participou da Rodada de
Negócios e destacou que a estratégia favorece quem deseja ampliar a sua
participação no mercado. “A ação aproximou os fornecedores, fabricantes e
distribuidores de uma forma mais institucionalizada e isso foi bastante
positivo para que mais portas se abrissem e pudéssemos realizar mais negócios”,
reforçou o empresário.
No espaço de expositores, os negócios também foram favoráveis. A
empresária de Caxias, Clênia Amâncio, distribuidora de joias e semijoias pelo
Grupo Narcle, fez o pré-lançamento de uma marca no segmento de beleza, NNova
Cosméticos. “Para mim, a Feira foi um sucesso, porque fechei vários negócios,
inclusive com empresas da capital São Luís e realizei cadastro de revendedores
de vários municípios do Maranhão, tanto para a minha empresa de joias e
semijoias quanto para a de cosméticos”, revelou a empreendedora que atua nos
mercados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará.
Economia local
Além dos ganhos com contratação de mão de obra local, de maneira
temporária nas fases de montagem e desmontagem da estrutura, a Feira
contabilizou contratações de equipes de limpeza, segurança, fornecimento de
lanches e outros serviços especializados na área de Comunicação. O evento
contribuiu, ainda, com o aquecimento do turismo de negócios no município de
Timon, com a participação de caravanas de empreendedores de outras cidades e da
própria Região dos Cocais.
Do município de Presidente Dutra, por exemplo, foram para o evento 11
empresários determinados a realizar negócios e participar das capacitações
ofertadas. “Os empresários aproveitam a estadia para fazerem pesquisas de preço
com o propósito de abastecer seus empreendimentos com compras do comércio local”,
indicou o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, José Noleto Oliveira.
“Somente na rede hoteleira foram R$ 67.200 em diárias nos três
principais hotéis de Timon, que concentram 120 leitos e uma média de R$ 70,00 a
diária. Somam-se a essa conta, também, o que foi movimentado no segmento
de alimentação, transporte e postos de combustíveis, resultando em mais de R$
100 mil, dinheiro que foi injetado diretamente na economia de Timon, marcando
novamente outra característica das nossas Feiras do Empreendedor: a de
favorecer a economia das localidades que sediam o evento”, explanou o diretor
superintendente do Sebrae estadual, João Martins.
Atendimento e conhecimento
Durante a Feira do Empreendedor, o Sebrae ofereceu serviços de
orientação empresarial para a obtenção de crédito e microcrédito e 48
atividades de conhecimento que resultaram em mais de 1.200 atendimentos e
capacitações.
“Estivemos em Timon com o nosso corpo técnico e de consultores à
disposição do público interessado em informação, conhecimento e ideias de
negócios para serem colocadas em prática. Destaco que o Sebrae vem cumprido a
sua missão de apoiar os pequenos negócios maranhenses, oferecendo orientação e
todo o seu portfólio de soluções empresariais, projetos e programas que irão conduzir
ao sucesso quem deseja empreender ou quem já é empresário”, apontou o diretor
técnico da instituição, José Morais.
Na Trilha de Atendimento
Especializado, os visitantes tiraram dúvidas e encontraram soluções para
abertura, crescimento e fortalecimento de seus negócios, com orientações sobre
Administração, Finanças, Setor Jurídico, Gestão de Negócios e Marketing. O Acesso a Serviços Financeiros também
foi tratado nos guichês de atendimento da Feira – tema para o qual o Sebrae
reuniu várias instituições financeiras que trabalham com crédito e microcrédito
voltado aos pequenos negócios e de quem os interessados puderam obter
informações e dicas para uma educação financeira mais enxuta e saudável para a
sua empresa.
A Feira do Empreendedor em Timon foi promovida pelo Sebrae, por meio de
sua Unidade Regional em Caxias e Núcleo de Atendimento Empresarial no
município, com correalização da Prefeitura Municipal e do Grupo Franly;
patrocínio de Águas de Timon, Senac, Banco do Brasil e Sicoob e apoio da
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Sistema Faema/Senar e
Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Assessoria Sebrae
A empresária Clênia Amâncio (Grupo Narcle e NNova Cosméticos) destaca
que o evento foi bastante positivo, resultando em muitos negócios com empresas
de diferentes localidades do estado
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