quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Governo promove workshop sobre mudanças climáticas e seca no Maranhão

Fonte: Sagrima
Texto: Jacii Martins
Fotos: Jacii Martins


O Governo do Maranhão realizou na tarde desta segunda (27) o workshop “Mudança Climática e Seca no Maranhão: impactos e cenários futuros”. O evento, uma parceria das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e Agricultura e Pesca (Sagrima), aconteceu no auditório Josué Montello da Universidade Ceuma, Renascença.

O workshop discutiu os impactos da seca no período de 2010 a 2016 no Maranhão, debateu os cenários climáticos que apontam para secas mais frequentes e intensas que atingiram diversas áreas do estado, inclusive áreas de interesse econômico que não tem tradição de secas, além da necessidade de organização de políticas públicas para enfrentar os cenários climáticos.

Durante o evento, foi lançado o livro ‘Parcerias Estratégicas’, que trata as temáticas relevantes para o aprimoramento das políticas na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta edição, o foco esteve em registrar a seca no Brasil, tanto do ponto de vista dos impactos como das ações governamentais de mitigação.

No livro, SEMA, Sagrima, UEMA, IFMA e Ceuma assinam um artigo sobre a vulnerabilidade do Maranhão a eventos de secas, destacando as regiões mais atingidas e os impactos sofridos.

“Este workshop é de suma importância, pois surgiu de um evento anterior onde discutimos o tema e os impactos no Maranhão”, afirmou a superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento da Sagrima, Ana Teresa.

“Já o lançamento do livro é muito valoroso, pois nos proporciona um maior acompanhamento do histórico e da situação do semiárido no Maranhão, em especial nas regiões de maior potencial produtivo”, completou.

Engenheiro agrônomo da Sagrima, Messias Nicodemos destacou a importância desta publicação para o Maranhão, sobretudo por se tratar de um estado agrícola. “Por meio do livro, discutimos o impacto das secas que ocorreram no período de 2010 a 2016 com o reflexo principal nas queimadas, devido aos altos índices de incêndios nos últimos anos”.

Para o universitário Francisco Pontes, o evento contribuiu para sua formação. “Este evento é muito relevante para a minha carreira acadêmica, pois climatologia é um assunto muito presente no nosso dia a dia, além de ser um fator imprescindível para os estudos que estou realizando para o meu trabalho de conclusão de curso. Participar desse workshop está sendo muito positivo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário