sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Entrega de mais de 600 kits de irrigação impulsiona agricultura familiar no Maranhão

Fonte: Secap
Texto: Dyego Rodrigues
Fotos: Nael Reis


Para modernizar as técnicas de plantio e aumentar a produção da agricultura familiar no Maranhão, o Governo do Estado já entregou mais de 640 kits de irrigação para produtores de diversas regiões. Cada kit pode beneficiar dezenas de famílias.

O kit contém pá, carro de mão, capacete, bomba, canos, conexões, caixa d’água e outros equipamentos. A entrega dos kits irrigação está inserida no Plano Mais IDH, criado pela atual gestão para a melhoria da qualidade de vida nos 30 municípios do estado com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), busca inovações tecnológicas  capazes de aumentar a oferta de grãos, frutas e hortaliças, além de aumentar a renda das famílias beneficiadas.

“Os kits de irrigação vem atendendo áreas com 500 metros quadrados, mil metros quadrados e até de 1 hectare (10 mil metros quadrados), o que vem ajudando os nossos agricultores no período de estiagem”, detalha o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares.

Os kits são instalados nas casas dos agricultores. A Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) realiza capacitações com os técnicos, tanto na parte teórica como na prática, fazendo a instalação do material na casa de uma família, como forma de praticar o que foi aprendido durante a capacitação.

Comida na mesa

Para o secretário, os equipamentos garantem aos agricultores uma alimentação saudável e segura na mesa: “O agricultor familiar deve ser cada vez mais incentivado e o Governo do Estado busca levar isso até ele. É um incentivo por meio do conhecimento e da produção para que ele possa produzir mais, tanto para o seu sustento como para sua fonte de renda”.

À frente da Sagrima, secretaria que também é responsável pela entrega dos kits de irrigação, o secretário Márcio Honaiser destaca a importância dos equipamentos na transformação dos pequenos produtores em grandes agricultores, elevando a potencialidade do Maranhão. "O produtor maranhense é trabalhador e tem vontade de crescer, e o Governo do Estado vem buscando dar as condições necessárias a esse crescimento, com equipamentos, insumos e tecnologia, além de assistência técnica e gerencial”, aponta.

Dando continuidade ao incentivo da produção, o governador do Maranhão, Flávio Dino, entregou nos últimos dias mais seis kits de irrigação e a regularização de mais hectares de terra, com entrega de títulos a pequenos produtores dos municípios de Cândido Mendes, Luis Domingues, Carutapera, Godofredo Viana e Amapá do Maranhão.

Em Cândido Mendes, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Bom Jesus, Robercione de Jesus, recebeu um dos kits de irrigação, que irá beneficiar 10 famílias da comunidade, incentivando a cadeia produtiva da Juçara. “Com esse kit de irrigação vamos melhorar o trabalho das famílias, e esse kit vai ajudar no trabalho dos quilombolas, alavancando ainda mais a agricultura familiar do nosso município”, contou.

Na cidade de Luis Domingues, o governador entregou ao presidente da Associação de Trabalhadores com Ações de Luis Domingues (ATALD), Gabriel Ramos, um kit, a reforma de agroindústria e motocicleta. “Um benefício desse é muito importante, não só para mim, quanto para minha família. Produzimos na agricultura e ainda criamos gados e porcos, essencial para nossa sobrevivência”, pontua.

Licitação

Os kits foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançado no edital do Pregão n° 019/2017 para aquisição, instalação e montagem de kits de irrigação para serem utilizados nos projetos da Agricultura Familiar Irrigada, de interesse da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário