segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Governo entrega mais três escolas dignas e muda realidade de comunidades de Nova Olinda e Parnarama

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos e Nael Reis


“Muitas famílias foram embora daqui porque não havia uma escola de verdade para seus filhos estudarem. Agora muitas famílias já pensam em voltar, porque hoje nós temos uma escola de verdade. É um prêmio que o governador Flávio Dino deu para nossa comunidade”. O depoimento cheio de esperança e gratidão é do lavrador Ezequias Carneiro, morador do povoado Pedreira I, que, nesta sexta-feira (1º), recebeu uma Escola Digna com o nome do povoado, no município de Nova Olinda do Maranhão.

A Escola Municipal Pedreira I tem duas salas de aula, secretaria, banheiros adaptados, cozinha e pátio. Um investimento de R$ 388.595,87 que vai beneficiar 31 estudantes do Ensino Fundamental Menor e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que antes estudavam em uma escola improvisada, que funcionava em uma casa cedida pela lavradora Antônia Martins Ferreira.

“Essa casa é da minha filha que foi embora para Araguanã para os filhos estudarem. Quem ficou com o filho aqui, sabe muito mal assinar o nome, a leitura é muito pouca. Eu emprestei para ajudar as crianças. Agora elas têm uma escola bonita e está todo mundo contente”, disse dona Antônia Martins Ferreira.

“Faltava escola, estrada, não tinha poço, energia, nem colégio. Agora tem tudo isso. Apesar de poucos acreditarem que isso ia acontecer, aconteceu! E essa escola é uma esperança e uma qualidade de vida, não só para as crianças, mas para os adultos que poderão voltar a estudar na EJA”, comentou o lavrador Antônio Carlos Sousa Vieira, morador do Povoado Quadra Tancredo Neves, vizinho a Pedreira I.

“Toda vida as crianças estudaram de casa em casa, hora aqui, hora ali. Agora veio esse presente, essa escola bonita, que a gente nunca pensou em ter. E até eu que só estudei até o terceiro ano vou estudar na EJA”, declarou o lavrador José de Ribamar Ferreira.

O terreno para construção da escola foi doado pelo lavrador Antônio Martins Ferreira, conhecido como ‘Quelé’. Ele se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou emocionado ao ver a escola construída. “Eu doei o terreno porque eu via essas crianças sem escola, eu fiquei com pena. Quando eu passo e vejo essa escola, eu fico muito feliz”, confessou seu ‘Quelé’.

Além da escola, a comunidade recebeu um poço artesiano e 2.500 metros de rede de abastecimento, levando água às residências da localidade. “Essa parceria com o Governo do Maranhão tem sido muito importante para o povo de Nova Olinda. Aquilo que está ao alcance do governo, ele tem feito para nós atender. Já inauguramos várias obras com o governo, aqui no nosso município, para nós é uma honra. Peço que ele continue nos ajudando porque o nosso município precisa”, enfatizou a prefeita Iracy Weba.

Parnarama

O município de Parnarama também foi contemplado com mais duas escolas dignas, construídas nos povoados São José do Nena e Brejo de Cima. As unidades representam mais do que prédios novos para os alunos e professores, representam oportunidade de um futuro melhor, com condições dignas e adequadas de ensino.

“A escola antiga era de palha, os cachorros dormiam dentro, era tudo esburacado. Era de barro, nem piso tinha. Era um forno, um entrava e outro saía”, contou Luciane Oliveira dos Santos, que tem três filhos matriculados na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, no povoado São José do Nena, que agora ganhou um prédio novinho para funcionamento da escola.

“É muito gratificante receber uma escola de qualidade. Na antiga escola não tinha banheiro, cantina ou pátio para as crianças brincarem. Nesta aqui nós temos”, informou Selma Barbosa, que tem um filho na nova escola.

Em Brejo de Cima, a realidade transformada foi das crianças que estudam na Escola Municipal 11 de Agosto. “Fazia muito calor. E agora na escola nova, não vai fazer porque botaram ventilador e eu vou estudar”, contou o aluno Adailson Ferreira da Silva, de 12 anos.

Realidades transformadas

Com as entregas de hoje, Nova Olinda e Parnarama já contam, cada um, com três escolas municipais construídas e entregues pelo Governo do Maranhão em povoados distantes de suas sedes. Em Nova Olinda, já haviam sido inauguradas as Escolas Municipais Plano B e 6ª Quadra da B5, localizadas em povoados que carregam o mesmo nome. E em Parnarama, o povoado Bonitão recebeu a Escola Municipal São Francisco, inaugurada em março deste ano.

Os secretários de Estado de Educação, Felipe Camarão, e da Infraestrutura, Clayton Noleto, representaram o governador Flavio Dino na entregue das obras, e enfatizaram o compromisso do Governo em levar educação de qualidade a cada maranhense.

“Hoje são três Escolas Dignas de substituição entregues pelo Governo do Maranhão, o que mostra a preocupação do governador Flávio Dino em levar escola e educação de qualidade a cada maranhense, esteja ele onde estiver”, destacou Felipe Camarão.

“O programa Escola Digna tem se expandido por todo o Maranhão, com esse trabalho que dignifica o estado oferecendo às crianças educação de qualidade, com estrutura adequada, para que elas possam aproveitar suas potencialidades e construir um Maranhão mais justo”, afirmou Clayton Noleto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário