quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Com investimentos e planejamento estratégico, Maranhão mudou cenário caótico na segurança

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana


Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) sobre a redução de 40,65% dos homicídios na Grande São Luís, comparando os anos de 2017 e 2014, mostram que o trabalho de reestruturação da segurança pública iniciado em 2015 tem alcançando resultados positivos.

Ainda em 2015 foram iniciadas ações de combate à criminalidade, com reforço do combate ao porte ilegal de armas, aumento do policiamento ostensivo e formação de 1.500 novos policiais.

O delegado-geral de Polícia Civil, Leornado Diniz, destaca a eficiência do planejamento da Segurança Pública para a contenção da criminalidade: “Hoje, as polícias trabalham mais integradas e as grandes operações são pensadas com base em estudos antecipados para que o crime seja impedido. O resultado são menos mortes intencionais e, consequentemente, menos violência a cada ano. O governador Flávio Dino investe fortemente na Segurança, desde o primeiro ano de seu mandato e isso reflete no êxito das ações policiais e em benefício direto ao cidadão”.

Os investimentos em estrutura física com a reforma e construção de delegacias; a equipagem das polícias com armamento e viaturas; e a especificidade da investigação com a criação de departamentos como a Delegacia Móvel de Homicídios, laboratórios de alta tecnologia para análise de provas, Plantão de Homicídios e a subdivisão em Superintendências refletiram no maior índice de solução dos casos.

“Alcançamos ano passado 50% de resolutividade nas investigações de homicídios, graças ao aparato modernizado que o Governo do Maranhão agora garante à Segurança”, explica o superintendente Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), Lúcio Rogério Reis. O índice de 50% de resolutividade é referente a casos nos quais a polícia identifica o autor do crime em até 72 horas.

O índice de resolutividade conquistado em 2017 supera em 25% o alcançado em 2016, quando 40% dos casos eram resolvidos. A SHPP agrega o Departamento de Homicídios da Capital (DHP); Departamento de Proteção à Pessoa (DPP), que investiga os latrocínios e desaparecimentos; a Delegacia Móvel, que atende o caso no local e funciona 24 horas; e o Plantão Central de Homicídios, com média de 60 registros por mês e os encaminha às delegacias de área – Norte, Sul, Leste e Oeste. Atua ainda com o Serviço de Inteligência e apoio do Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops), Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (Icrim).

Salvando vidas

A redução dos homicídios na Grande São Luís representa centenas de vidas salvas. Em 2014, foram 910 homicídios. Já em 2017, foram 540 casos. Isso significa 370 vidas salvas em apenas um ano. A queda também é acentuada quando se leva em conta os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais, que incluem latrocínio e lesão seguida de morte e que são utilizados como critério da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para medir o nível de violência no país. Foram 987 CVLIs em 2014 e 591 em 2017, uma queda de 40,12%, ou seja, 396 vidas poupadas.

A redução das ocorrências foi registrada desde o início da gestão, em 2015, a partir do trabalho emergencial realizado na segurança e das ações de planejamento de curto, médio e longo prazo. Em 2015, houve redução de 12% dos homicídios. Com as ações de combate direto às origens do crime, o governo conseguiu reduzir ainda mais as ocorrências em 2016, reduzindo em 13% os casos. De 2016 para 2017, as mortes por homicídio foram reduzidas em 22%.

“A redução gradativa mostra que estamos conseguindo frear a violência e que as estratégias da nossa polícia surtem efeito. Os números estão aí para comparar e reconhecer o trabalho incansável dos policiais. Prosseguimos, sempre com o objetivo de impedir a criminalidade e garantir a segurança da população”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário