segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Com o Dia D Mais IDH, Governo entregou novo sistema de abastecimento para Água Doce do Maranhão



A entrega de diversas obras, bem como serviços disponibilizados aos moradores do município de Água Doce do Maranhão, durante o sábado (20), em razão do Dia D Mais IDH, se transformou em uma verdadeira festa de mobilização social mostrando que é possível levar até os lugares mais distantes do estado, e comunidades menos assistidas, benefício para melhorar a vida de quem precisa de ajuda do Estado.

Distante cerca de 450 quilômetros da capital, Água Doce do Maranhão recebeu um novo Sistema Universalizado de Abastecimento de Água o que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A entrega foi feita pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Araújo, que na ocasião representou o governador Flávio Dino. A solenidade foi acompanhada pelo secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, e pela prefeita da cidade, Thalita Dias, além de outras autoridades.

As obras e serviços disponibilizados nos municípios durante o Dia D integram as ações do Plano Mais IDH que está mudando a vida de milhares de maranhenses, com políticas públicas para alterar positivamente os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O sistema de abastecimento entregue em Água Doce do Maranhão conta com um grande reservatório metálico, com capacidade para 100 mil litros, capaz de abastecer a cidade de maneira satisfatória até o ano de 2045.

O sistema de abastecimento é composto por um poço perfurado e estruturado para captar água em condições técnicas ideais evitando contaminação, com cerca de com 42 metros de profundidade, apresentando uma vazão de 15.000 litros/hora. Foi implantada uma nova rede de abastecimento expandindo a rede já existente de 7.245 metros para 13.549 metros de novas tubulações, o que resultou também em 892 novas ligações domiciliares beneficiando centenas de famílias com água nas torneiras.

Com os investimentos para execução de intervenções estratégicas foi possível um impacto imediato na segurança hídrica do município, aumentando o abastecimento de água em 87% na cidade, e proporcionando uma garantia de abastecimento a todos os cidadãos de maneira satisfatória.

O Governo do Estado também entregou em Água Doce do Maranhão um total de 20 kits sanitários - banheiro composto por estruturas de alvenaria com caixa d’água pia, chuveiro, vaso sanitário e revestimento, área de lavanderia com pia lavatório, fossa séptica e sumidouro.

Os kits são equipamentos construídos como parte integrante das ações estratégicas do Plano Mais IDH, visando diminuir o número de banheiros inadequados e que apresentam risco à saúde, proporcionando maior qualidade de vida para a população com o combate a doenças de veiculação hídrica. Durante o Dia D Mais IDH, os kits sanitários também foram entregues em Belágua (23), Santana do Marnhão (29) e Araioses (23).

Durante as ações do Dia D em Água Doce do Maranhão foram distribuídas cestas básicas com produtos cultivados por agricultores que recebem apoio do Governo do Estado; houve ato simbólico para doação de kits agrícolas; palestras para educação sanitária; atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, testagem rápida para HIV e Sífilis realizados pela Força Estadual de Saúde (Fesma); dentre outros serviços.

Esta foi a segunda edição do Dia D, que integra as ações do Plano Mais IDH, beneficiando nesta etapa 13 municípios: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Araioses, Belágua, Cajari, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário