sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Bonificação: “Não desistiremos desta causa ” afirma deputado Marco Aurélio


O deputado Estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira(08), para tratar sobre a luta pela manutenção da Bonificação no Enem para estudantes de escolas do Maranhão para Ingresso na UFMA.

A luta vem da necessidade de se reduzir os prejuízos causados ao Maranhão pela evasão de alunos oriundos de outros estados, que vêm estudar na UFMA, mas que na primeira oportunidade transferem suas matrículas para suas cidades de origem, deixando as vagas ociosas. 

A Bonificação foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA no ano passado e determinou um acréscimo de 20% nas notas daqueles alunos que tivessem cursado, pelo menos, o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas do Maranhão.

A aprovação da medida trouxe esperança para milhares de alunos e de familiares que viam suas chances de ingresso na UFMA ampliadas, porém, no fim do ano passado, o Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública requerendo a suspensão da Bonificação e a justiça federal suspendeu a resolução da UFMA, impedindo que os estudantes tivessem o acréscimo nas Notas já para a primeira chamada do SISU 2018.

A luta, porém, não chegou ao fim. O parlamentar reforçou que a Universidade Federal do Maranhão já está recorrendo ao Tribunal Regional Federal da primeira região, em Brasília, com dois recursos. O primeiro para suspender a decisão do juiz federal de primeiro grau, que deve ser julgado rapidamente, o segundo um agravo. 

“Os passos que se seguem são seguros e acredito que a justiça será feita. Eu desistiria dessa causa se as demais universidades que aplicam a Bonificação também estivessem impedidas de prosseguir, mas em todas as outras universidades a Bonificação Regional foi mantida. Respeitamos a decisão da justiça, mas nós iremos lutar pelos direitos destes estudantes.” Garantiu Marco Aurélio.

Diversos estudantes que se sentiram prejudicados com a suspensão da resolução já procuraram a justiça e a própria Universidade com o objetivo de encorpar essa luta. As manifestações chamaram a atenção da Defensoria Publica da União, que também já requereu à UFMA para se juntar ao processo reforçando este pleito. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), garantiu o apoio da casa em defesa da causa, destacando a importância do mesmo para os estudantes de todo o estado e reconhecendo a incansável luta do deputado Marco Aurélio em prol da Bonificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário