terça-feira, 3 de abril de 2018

Sebrae realiza I Encontro de Atores do Desenvolvimento do Sudoeste do Maranhão


O evento reuniu 53 participantes de 16 municípios da região sudoeste do estado





Açailândia - O Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em Açailândia, realizou durante a última quarta-feira (28), o I Encontro de Atores do Desenvolvimento do Sudoeste do Maranhão, que trouxe como tema “O impacto da Lei Geral no desenvolvimento dos municípios da região”. O evento reuniu no auditório da regional do Sebrae em Açailândia, 53 participantes e realizou uma programação de palestras e mesas redondas que buscaram dinamizar e promover a integração entre agentes de desenvolvimento, prefeitos, secretários e colaboradores da Sala do Empreendedor de diferentes municípios da região sudoeste do estado.

Representantes de 16 municípios das regionais do Sebrae em Açailândia, Imperatriz, Balsas e Presidente Dutra, estiveram presentes no encontro. As cidades participantes foram: Açailândia, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Imperatriz, Buritirana, Montes Altos, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Campestre, Carolina, São João do Paraíso, e Amarante.

Para o gerente regional do Sebrae em Açailândia, Rodrigo Lucena, o evento foi uma oportunidade de mapear as necessidades de cada município e promover a integração entre os participantes. “Reunimos hoje, representantes de 16 cidades, entre agentes de desenvolvimento local, secretários e prefeitos, com o intuito de propiciar intercâmbio entre eles. Aqui, os participantes expuseram suas principais atividades e partilharam pontos que precisam ser melhorados”, enfatizou Lucena.

A prefeita de Vila Nova dos Martírios, município que integra a regional do Sebrae em Açailândia, Karla Batista, ressaltou que é primordial a atuação do Sebrae na condução e capacitação dos agentes de desenvolvimento local para a realização de suas atividades nos municípios.

“O Sebrae desempenha um papel fundamental de orientação aos agentes. Esse encontro traz sua relevância no sentido de propiciar conhecimento e esclarecimentos de questões concernentes ao desenvolvimento dos municípios, que passam pelo poder público e suas políticas públicas de incentivo”, destacou Karla.
 O gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima, foi o mediador da mesa redonda, que abordou o tema “Com a palavra os AD’s – Experiências exitosas do MA (Cases)”, que reuniu representantes dos municípios de Campestre, Amarante, Governador Edison Lobão, São Pedro da Água Branca e Açailândia, que expuseram iniciativas realizadas em cada cidade, em prol do desenvolvimento local.
Na ocasião, o consultor credenciado ao Sebrae, Augusto Bento Serra, ministrou as palestras: O Agente de Desenvolvimento e seu papel no desenvolvimento do município; A situação dos municípios da região no Ranking do MA e do Brasil e o que fazer para melhorar suas performances.
“O Sebrae recebe toda a nossa gratidão por desempenhar tão bem esse papel de instrutor e facilitador de temas com foco nas políticas públicas. Neste evento fomos capacitados para melhor desempenhar o nosso trabalho em nossas respectivas cidades de atuação”, afirmou Álvaro Vasconcelos Bezerra, agente de desenvolvimento de Carolina e um dos participantes do encontro.
Outro ponto em destaque do evento, foi buscar despertar nos participantes a relevância do papel de agente de desenvolvimento local (ADL) no cenário de articulações de ações públicas, para a promoção do crescimento local e territorial, em cumprimento ao que está previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
“Os agentes exercem um papel fundamental na expansão de ações particulares ou coletivas, em vista ao cumprimento de medidas contidas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Enquanto Sebrae, nos colocamos a disposição para auxiliá-los nessa missão de promover o crescimento econômico sustentável de cada localidade”, concluiu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
Assessoria Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário