segunda-feira, 7 de maio de 2018

Governo faz mais de nove mil atendimentos no Mais Saúde da Cidade Operária



A 13ª edição do Mais Saúde realizada neste fim de semana na Cidade Olímpica totalizou 9.706 atendimentos na área da atenção básica e cidadania oferecidos pelo Governo do Estado. Estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para garantir o acesso rápido e fácil a serviços de saúde, o programa já realizou mais de 100 mil atendimentos na região Metropolitana de São Luís.

Na Cidade Olímpica, a ação foi realizada no Centro de Ensino Joana Batista dos Santos Silva e, repetindo o sucesso das outras edições, registrou grande procura desde as primeiras horas. Contudo, a organização propiciava que as consultas e visitas fossem ágeis.

“Uma pesquisa do Banco Mundial mostrou que quanto mais eficiente for a atenção primária, maior a eficiência das média e alta complexidade. Com o Mais Saúde, reforçamos ações neste nível de atenção e apoiamos os municípios nesta tarefa”, destacou secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

No total, foram 389 consultas com clínico geral, 338 com dermatologista, 253 com ginecologista, 313 com pediatra, 103 com nutricionista. Além destes, houve distribuição de 907 medicamentos; 1.923 atividades educativas; emissão de 244 cartões do SUS, realização de 119 exames preventivos e 1.260 testes rápidos; 480 atendimentos em saúde bucal; 516 em Serviço Social; 193 Práticas Integrativas e Complementares (PICs); 2.057 na Triagem e enfermagem (aferição de pressão e glicemia); e 611 atendimentos na carreta Viva Cidadão.

“Como trazemos muitos profissionais para o Mais Saúde, isso facilita à população ter acesso a um grande quantitativo de especialidades no mesmo local e próximo das residências, isso elimina o custo com grandes deslocamentos. Fora que podem vir a qualquer horário que tenham disponíveis que serão acolhidos”, comentou uma das coordenadoras da ação, Joedilma Santos.

Aceitação popular

A auxiliar de loja Caroline Abreu Alves aproveitou a facilidade do atendimento no fim de semana e perto de casa para levar a filha Heloisa, de 8 meses, ao pediatra e dermatologista. Ela tinha levar a filha para consultar em outro bairro, mas não será mais necessário o deslocamento após as consultas feitas no Mais Saúde.

“É muito acessível. Ter a tranquilidade de não precisar se deslocar para um local mais longe e estar perto de casa. Eu teria de levar minha filha na clínica na Cohab, e agora não preciso mais ir, porque já fiz o que era preciso aqui. Ter atendimento no fim de semana ajuda muito também, porque é o tempo que temos disponível para ir e outros locais estão fechados”, relatou.

Quem também aprovou o atendimento praticamente na porta de casa foi Roberto Rosa. Ele consultou com o clínico geral e levou o filho Davi Gabriel Lopes, de 2 anos, para passar em consulta com o pediatra. Desempregado, ele contou que precisaria se deslocar para bairros distantes e diferentes para ter ser atendido. “Acho ótimo esse tipo de atendimento, pela atenção e oportunidade para a comunidade. Nunca tinha participado de uma ação social na área de saúde. Fiz exames e passei muito tempo para conseguir retorno em outras ocasiões. Custava tempo e ainda nem consegui fazer o retorno. Aqui estou resolvendo algumas questões em um local só”, contou.

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