segunda-feira, 23 de julho de 2018

Novos defensores públicos de Açailândia dialogam com a comunidade em roda de conversa


A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio de seu Núcleo Regional de Açailândia, realizou, na última quarta-feira (18), uma Roda de Conversa sobre o papel da Defensoria Pública. Na ocasião, foram apresentados à comunidade os novos defensores do município que atuam na área cível: Livia Lessa Bessa, Gustavo Renani e Camila Bonfim.
O encontro foi realizado em parceria com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) e contou com a participação de representantes de diversas entidades, como o Coletivo Justiça nos Trilhos e a Associação do Piquiá de Baixo.
Durante a roda de conversa, os defensores abordaram o papel da Defensoria Pública como ponte entre as normas legais e a realidade, explicando que existem diversos direitos constitucionais previstos, mas que a atuação da instituição é de fundamental importância para torná-los efetivos para a população carente.
Segundo a defensora Livia Lessa Bessa, foi destacada ainda a priorização pela atuação extrajudicial na resolução de conflitos. “Relatamos que o papel da Defensoria vai muito além do acesso ao Judiciário, que temos que atuar prioritariamente de forma extrajudicial, que é nosso dever promover a educação em direitos”, lembrou.
Para a defensora, a experiência foi muito gratificante. “Foi muito importante para nós, como defensores públicos, estarmos na comunidade para conhecer de perto as principais demandas da cidade. Recebemos críticas e sugestões e pretendemos, aos poucos, melhorar a qualidade do nosso atendimento. Também estamos implantando um projeto de educação em direitos. Vamos ao CDVDH/CB uma vez por mês falar sobre um tema específico que eles vão escolher”, disse.
Iniciativa – A roda de conversa com a comunidade foi uma iniciativa dos próprios defensores, que contou com a intermediação da Ouvidoria-Geral da DPE/MA para mobilizar o movimento social da região.
Segundo o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a atividade deverá ser replicada em outros municípios do interior do estado sempre que houver alteração nos quadros de defensores. “Iniciativas como essa traduzem bem as diretrizes da Defensoria Pública, que busca atualmente potencializar a solução administrativa das demandas. Por isso, a importância de levar essa ação a outras cidades”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário