sexta-feira, 6 de julho de 2018

Professores indígenas comemoram aprendizado adquirido durante Formação para Gestores




Akaricepiti Guajá foi um dos quase 300 professores indígenas que participaram da Formação para Gestores voltada para as escolas indígenas, realizada nesta semana, em São Luís. Para ela, que leciona para 15 alunos, em Araguanã, a oportunidade contribuiu para aprender como funciona a administração escolar e proporcionar aos alunos uma educação de qualidade.

“Com essa formação eu passei a ter noção de como funciona essa coisa toda de administrar uma escola, para mim foi muito bom e gratificante. Tenho certeza que vamos melhorar o ensino. A gente não sabia e hoje a gente sabe muitas coisas que vamos colocar em prática em nossas aldeias, os nossos direitos e deveres”, afirma a professora indígena da aldeia Cocal.

Durante os três dias de formação, os professores e gestores indígenas aprenderam por meio de atividades e palestras tudo o que precisam saber para manter uma boa administração escolar, mas esse é só o primeiro passo, como afirma a formadora Nivea Lins.

“Essa é a primeira formação indígena, nós recebemos aqui quase 300 índios, professores que querem ser gestores futuramente e gestores de escolas indígenas. Está sendo maravilhoso, nosso conteúdo programático é bem extenso e eles gostaram muito do conteúdo, é a primeira vez que eles têm contato, a gente até coloca que esse é só o primeiro passo, é preciso fazer o dever de casa e quando voltar para suas aldeias, pegar as legislações e informações e se aprofundar no assunto, além de praticar”, ressalta a formadora escolar.

Para Magno Guajajara, professor na Terra Indígena Cana Brava em Jenipapo dos Vieiras essa formação inédita é um marco para todos os povos indígenas.“É algo inédito, algo histórico para nós, povos indígenas do Maranhão. As nossas reivindicações estão sendo ouvidas, e o curso de formação para gestores é algo muito importe que está acontecendo. Creio que vamos levar isso para as nossas comunidades, para que a gente venha a ter de fato uma educação de qualidade”, afirma o professor.

O Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudinei Rodrigues, avalia como positivo o balanço dos 3 dias de formação. “A avaliação dos três dias de formação foi muito positiva. Primeiro pelo pioneirismo da rede estadual de estarmos proporcionando a primeira formação continuada com o foco para a gestão escolar indígena. As nossas escolas passam por um processo de reorganização, sob a coordenação do secretário Felipe Camarão, e com isso dotar as escolas de pessoas capacitadas para fazer essa gestão escolar”, finaliza o superintendente.

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