quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aprovado Projeto de Lei de autoria do deputado Marco Aurélio que institui o dia estadual da Campanha Quebrando o Silêncio


 
 
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (28), o projeto de Lei 190/2018, de autoria do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que institui o Dia Estadual da Campanha "Quebrando o Silêncio" no estado do Maranhão, a ser comemorado todos os anos no quarto sábado dos meses de agosto. 

A campanha é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que este ano encara um problema que não pode mais ser tratado como tabu: o suicídio. Já considerado uma questão de saúde pública global e que necessita da união de forças não somente para evitar que mais pessoas atentem contra a própria vida, mas para ajudar os que sofrem a voltar a sorrir.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 17ª principal causa de mortes em todo o mundo, com 800 mil vítimas anuais. Isso equivale a um óbito a cada 40 segundos. O quadro ainda é mais preocupante se levada em conta a estimativa de que, para cada caso registrado, existem 20 tentativas de suicídio. Assim, é provável que você conviva ou já tenha entrado em contato com pessoas que não mais apresentam interesse pela vida. A recorrência desse problema exige que estejamos preparados para enfrentar essa situação.

Para o deputado Marco Aurélio, cuja história está diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, o tema precisa ser mais discutido por toda a sociedade e campanhas como a "Quebrando o Silêncio" contribuem com essa difusão, aumentando assim as chances de que sejam detectados quaisquer que sejam os sinais de pessoas vulneráveis e, evitando assim, que mais vidas sejam tiradas de maneira precipitada, bem como os temas que norteiam a campanha todos os anos.

"O projeto de lei atende a um chamamento, sobretudo da igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem essa participação fundamental de um envolvimento social numa discussão de uma campanha formada para a proteção da sociedade. A Igreja Adventista tem contribuído com a nossa sociedade nas mais diversas temáticas, este ano abordando um tema que muitos fogem, que é a prevenção ao suicídio. Nos sentimos honrados em podermos contribuir com esse projeto que preserva, reconhece e garante cada vez mais a propagação da campanha ‘Quebrando o Silêncio’. Meu respeito à Igreja Adventista do Sétimo Dia e todos seus membros, igreja esta que foi fundamental na formação do meu caráter.” Destacou o deputado.

O pastor Hadley Ferreira, líder do Espaço Novo Tempo ITZ - Igreja Adventista do Sétimo Dia, agradeceu o apoio que o deputado Marco Aurélio tem dado na execução desse projeto em toda a Região Tocantina. " Ficamos muito felizes com a instituição do dia estadual do Quebrando o Silêncio, pois para nós adventistas representa o reconhecimento deste trabalho de conscientização tão importante para nossa sociedade. Este projeto é desenvolvido em mais de 8 países da América do sul desde 2002. Cada ano tem ganhado mais força, inclusive aqui na cidade de Imperatriz. Já está na hora da Sociedade Quebrar o Silêncio em relação aos males que tem acontecido e muitas vezes seguem sendo ignorados. " declarou.

O projeto de Lei do deputado Marco Aurélio agora segue para a sanção do governador e deve ser aprovado nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário