sábado, 20 de outubro de 2018

Detran-MA homenageia crianças com espetáculo “Os Sabitrânsito”



Crianças de escolas públicas de ensino de São Luís tiveram um dia de diversão e alegria com a apresentação do espetáculo “Os Sabitrânsito: os animais mais inteligentes do trânsito”, nesta sexta-feira (19), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão, em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 deste mês. 

Organizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, o evento reuniu 450 crianças, incluindo filhos dos servidores do órgão. Os personagens Fadinha Bibi e o Palhaço Sinaleiro, principais atrações do espetáculo, divertiram a criançada com músicas, danças e brincadeiras com foco na temática do trânsito.

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, esteve presente no evento e, também, se divertiu com as atrações. “Quando pensamos em ações voltadas para crianças estamos plantando a semente da boa conduta no trânsito. Elas são instruídas agora, mas, no futuro, serão motoristas, passageiros, pedestres e cidadãos conscientes de seus deveres no trânsito. Nada melhor que ensiná-las de forma divertida e descontraída”.

Por meio do entretenimento teatral, as crianças aprenderam regras de trânsito, atividades para contribuir na conscientização de seus familiares e amigos quanto ao uso do celular ao volante, o uso do cinto de segurança e cuidados com excesso de velocidade.

Victor Gabriel Sousa, 5 anos, aluno da UEB Maria José Aragão, disse que aprendeu muito durante o espetáculo. “O jumento Asno me ensinou as formas certas de andar no trânsito. Vou falar aos meus pais que eles não podem atravessar a rua sem estar na faixa de pedestre”, disse ele, entusiasmado com um dos personagens do grupo teatral.

Para a Coordenadora da UEB Pedro Bertol, Carolina Cruz, a ação do Detran-MA, voltada para o público infantil, mostra muita responsabilidade do órgão. “A criança aprende o que é o certo no trânsito. Ela leva o que escuta para sua família e isso tem um efeito muito positivo no seu desenvolvimento. Gostei muito do espetáculo, a equipe está de parabéns pela criatividade”.

Os personagens dos Sabitrânsito são interpretados por atores do Grupo de Arte do Detran-MA, o Transitart. O espetáculo foi inspirado no musical Os Saltimbancos, de Chico Buarque. A performance infantil é representada por quatros animais que se consideram os mais inteligentes do universo e ensinam, de forma lúdica, os cuidados que se deve ter no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário