quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Abertura do XXIII Encontro Anipes reúne pesquisadores de todo país no Maranhão



Com apoio do Governo do Estado, o Maranhão recebe nesta quinta-feira (08) pesquisadores de todo o país na cerimônia de abertura do XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). A abertura oficial do evento ocorrerá no Auditório do Palácio dos Leões, em São Luís, a partir das 9h, com a presença do presidente do Imesc, Felipe de Holanda, do presidente da ANIPES, Júlio Miragaya e dos economistas Marcelo Virgínio de Melo e Aristides Monteiro.

O evento iniciou nesta quarta-feira (7), com oficinas nas áreas de cartografia e contas regionais. O encontro conta com uma ampla programação, com atividades expositivas de troca de experiências, através de mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas, a partir do tema “Novos Horizontes para as Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil”.

Além do Palácio dos Leões, o encontro ocorrerá, ainda, em outros pontos de São Luís, a exemplo do Casarão Tech, localizado no Centro Histórico da capital maranhense, além da sede do Imesc, no bairro do Renascença.

Para o economista Felipe de Holanda, presidente do Imesc e vice-presidente da Anipes, o evento será “palco de uma intensa troca de informações e experiências na área do planejamento, da demografia, das contas regionais e das políticas de desenvolvimento de uma forma geral”.

A analista geógrafa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF), Patrícia Alves, que ministrou a oficina de Cartografia: Geoestatística e QGiz, fala da importância do tema. “Os participantes receberam muito bem a oficina. É muito importante ter as pessoas do governo interessadas em discutir como tratar os dados estatísticos e como espacializar essas informações”, explica.
Ao todo, são esperados mais de 100 participantes, dentre pesquisadores e técnicos das instituições de pesquisa e estatística de todo o Brasil. A programação completa está no site do evento: http://encontro2018.anipes.org.br/.

ANIPES
A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) foi fundada em 1999, por iniciativa de órgãos estaduais, para discussão de temas no campo das atividades de produção e análise de informações, tendo como objetivo subsidiar o planejamento governamental e permitir o acompanhamento da conjuntura social e econômica no Brasil.

Atualmente, são 29 instituições filiadas, de todo o Brasil, reunindo instituições com diferentes naturezas organizacionais – fundações, autarquias e da administração direta e indireta – e âmbitos de governo – federal, estadual e municipal.

Por meio de encontros anuais, eventos regionais, cursos de capacitação de curta duração, Boletim de Estatísticas Públicas, projetos em rede entre outras iniciativas, as instituições filiadas têm a oportunidade de trocar experiências de pesquisas, compartilhar metodologias, capacitar suas equipes técnicas e desenvolver atividades em parceria técnica entre si e com o IBGE, Ipea, Ministérios, além de outras organizações no país e no exterior, com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Estatístico Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário