quarta-feira, 28 de novembro de 2018

AÇAILÂNDIA - Justiça Nos Trilhos ganha título internacional por defesa dos direitos humanos


Foi anunciado ontem segunda-feira (26) que a ong 'Justiça nos Trilhos' receberá o recém-criado Prêmio Direitos Humanos e Empresas, acompanhado de um subsídio no valor de US$ 50.000.
A Justiça nos Trilhos é uma organização que trabalha com as comunidades locais em áreas remotas do Brasil — incluindo povos indígenas, camponeses e afrodescendentes — para examinar abusos de direitos humanos e ambientais cometidos por empresas mineradoras e siderúrgicas.
De acordo com a ong, as empresas mineradoras e siderúrgicas poluem os rios, que são fonte de obtenção de água potável e sustento para as comunidades; poluem o ar, causando problemas respiratórios e de visão; contaminam o solo com descartes industriais; desalojam comunidades e exterminam a cultura e as vidas indígenas.
Os membros do conselho administrativo da Fundação para o Prêmio Direitos Humanos e Empresas — Christopher Avery, Regan Ralph e Valeria Scorza — relataram em um comunicado conjunto:
“Lançamos este prêmio anual para reconhecer ‘o trabalho de maior destaque realizado pelos defensores de direitos humanos, ao tratar dos impactos causados pelas empresas.’ A Justiça nos Trilhos simboliza este grupo, que há anos trabalha de maneira rigorosa e consciente em circunstâncias desafiadoras — sempre em estreita colaboração com as comunidades locais, cujos direitos fundamentais buscam proteger”.
O prêmio será entregue hoje 27 de novembro de 2018, em Genebra, no Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. Danilo Chammas, advogado da Justiça nos Trilhos, aceitará o prêmio em nome da organização.
“Nós trabalhamos para fortalecer os princípios de direitos humanos, que são a base da democracia. Penso, no entanto, que nos falta um longo caminho a percorrer. Ainda há muito a se fazer para proporcionarmos oportunidades reais de acesso à justiça àqueles cujos direitos foram violados por estas empresas”, disse Chammas.
Em Açailândia o jornalista Isisnaldo Lopes recebeu nos estúdios da Rádio Açaí FM Sorriso 104,7 às representantes do Justiça Nos Trilhos: Idayane e Maju. Idayane destacou a felicidade pelo reconhecimento do trabalho “Para nós, é um reconhecimento de um grande trabalho que vem sendo desenvolvido, pelo justiça nos trilho, com muita dedicação junto as comunidades impactadas ao longa das ferrovias, que cortam nosso estado”. 


G1 e Isisnaldo Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário