terça-feira, 20 de novembro de 2018

Governo realiza seletivo para residências médica e multiprofissional em saúde

Provas para residência médica foram realizadas durante o fim de semana. (Foto: Vitor Jordan)
O Governo do Maranhão realizou, neste domingo (18), as provas dos seletivos para Residência Médica e Multiprofissional, em São Luís e Caxias. Os 1.475 candidatos inscritos nos dois seletivos disputam 69 vagas, distribuídas em nove programas de Residência Médica e cinco Programas de Residência Multiprofissional.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Vanderley Ramos, destacou os investimentos feitos pelo governo Flávio Dino no fortalecimento dos programas estaduais de Residência em Saúde. “Os programas de Residência proporcionam uma melhor formação teórico-prática aos profissionais de saúde, e, ao mesmo tempo, têm contribuído muito para o aumento do número de médicos especialistas no Maranhão“, frisou.
Tamires Cristine Piedade Ferreira é assistente social. Para a candidata, como os programas de Residência em Saúde são modalidades de ensino de pós-graduação, na modalidade especialização, na prática possibilitam a ampliação da formação e agregam experiência profissional com atuação em unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da rede municipal de Caxias. “Eu vi uma possibilidade de ter uma especialização e, ainda, adquirir experiência profissional”, frisou a candidata que realizou a prova no campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.
Os programas são destinados a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outras categorias de profissionais atuantes na área da saúde. O estudante de medicina,
Candidatos destacam oportunidade gerada com a residência médica. (Foto: Vitor Jordan)
Richard de Oliveira Aguiar, participou do seletivo. O candidato disputa uma vaga para residência médica. “Eu escolhi fazer para Ortopedia, no qual a residência será realizada no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, em São Luís. É um local novo, e espero aprender muito”, disse o candidato.
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é o órgão responsável pela realização do processo seletivo. “A UEMA, através da Assessoria de Concursos e Seletivos, está aberta para não só fazer os seus processos internos, a exemplo do nosso vestibular, EAD, mais também prestar serviço para outros órgãos. Todo nosso pessoal cumpre rigorosamente o que foi estabelecido em edital. O resultado do seletivo deve ser divulgado em até 15 dias”, destacou Cristiane Miranda, assessora de Concursos e Seletivos da Reitoria da UEMA.
Os programas de Residência Médica em Psiquiatria e Residência Multiprofissional em Atenção em Unidade de Terapia Intensiva adulto são os programas mais concorridos. Os programas de Residência têm duração de dois ou três anos, dependendo da especialidade, com aulas teóricas e práticas prestadas dentro dos hospitais.
A médica endócrino-pediatra Ianik Leal, diretora de Residências e Ensino em Saúde do Maranhão explicou que a Residência é um tipo de especialização em que o profissional é treinado em serviço e é considerada o padrão ouro para a formação na área da saúde. “É uma modalidade de qualificação profissional que traz resultados de extremo impacto para a política pública de saúde”, ressalta. As aulas dos 14 programas estaduais de Residência em Saúde 2019 estão previstas para iniciar a partir de 1° de março.
RESIDÊNCIA MÉDICA ESTADUAL – 2019
TOTAL DE VAGAS OFERECIDAS – 25
Hospital de Câncer do Maranhão
Cancerologia Cirúrgica – 2 vagas
Ortopedia e Traumatologia – 2 vagas
Hospital Dr. Carlos Macieira (São Luís)
Clínica Médica – 05
Dermatologia – 02
Urologia – 01
Hospital Dr. Juvêncio Mattos (São Luís) – Pediatria – 05 vagas
Hospital Nina Rodrigues (São Luís) – Psiquiatria – 05 vagas
Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias) – Clínica Médica – 02 vagas
Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias) – Obstetrícia e Ginecologia – 02 vagas
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL ESTADUAL – 2019
TOTAL DE VAGAS OFERECIDAS – 44
Hospital de Câncer do Maranhão (São Luís) – Atenção em Oncologia – 10 vagas
Hospital Juvêncio Matos (São Luís) – Atenção em Neonatologia – 06 vagas
Hospital Carlos Macieira (São Luís) – Atenção em UTI Adulto – 08 vagas
Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias) – Enfermagem Obstétrica – 08 vagas
UBS municipais (Caxias) – Estratégia em Saúde da Família – 12 vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário