segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

PORTO DO ITAQUI RECEBE LIDERANÇA NACIONAL DOS ESTIVADO


Presidente do Itaqui, Ted Lago e lideranças de estivadores (Foto: Divulgação)
Na última semana o Porto do Itaqui recebeu uma comitiva formada pelo presidente da Federação Nacional dos Estivadores, José Adilson Pereira, acompanhado dos presidentes dos sindicatos da categoria no Maranhão, Jouberth Costa Mendes, e no Ceará, Paulo Renato da Silva, além de outras lideranças locais.
Durante o encontro com o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, o grupo discutiu o cenário nacional do setor portuário e agendas de interesse conjunto.
“O Itaqui vem apresentando grandes resultados em números, no crescimento, em produtividade e outros, nesses últimos anos. Mas para nós o mais importante é o que está por trás dos números, que são as pessoas, como os trabalhadores portuários e os operadores,  parte fundamental para os resultados que temos alcançado”, afirmou Ted Lago.
“Esse encontro é fruto de um diálogo positivo que estamos construindo desde o início da nossa gestão, como Autoridade Portuária interessada em uma relação harmônica entre trabalhadores e operadores, com foco na valorização da mão-de-obra e na gestão eficiente da produtividade”, completou.
A reunião com o presidente do Itaqui foi parte de uma programação voltada a trabalhar melhorias na gestão da mão de obra com foco em qualidade, eficiência, treinamento e responsabilidade.
Pereira veio de Vitória (ES) ao Maranhão após dois recentes eventos na esfera federal: uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e a celebração dos 17 anos da Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário.
“Neste momento em que o Governo Federal está discutindo a política portuária, o Porto do Itaqui serve de modelo, como bechmarking”, disse Pereira.
“Vim da reunião com o ministro da Infraestrutura, que elogiou muito o Porto do Itaqui e falou que o que está funcionando bem não deve ser mexido. E vim do aniversário da Antaq (quando foi divulgado o Anuário Estatístico 2018), em que o Itaqui foi destaque como um dos portos que mais cresceram – e é um modelo estadualizado”, afirmou o presidente da Federação Nacional dos Estivadores.
Para Jouberth Costa Mendes, liderança da categoria no Maranhão, esse foi um momento importante pelo compartilhamento de uma nova visão de trabalho e profissionalismo, com ênfase em treinamento e habilitação do trabalhador.
“Vir ao Itaqui e ter contato com o presidente do porto nos ajuda a perceber que também existe o interesse por parte da organização, da administração do porto, de que se tenha uma mão de obra qualificada, segura, livre de riscos e voltada para a questão da produtividade”, disse.
Destaque 
O Anuário Estatístico 2018 da Antaq, o ranking dos portos, apontou crescimento de 17% do Porto do Itaqui, marca que supera os percentuais dos maiores portos públicos do Brasil, como o Porto de Santos (0,87%), Itaguaí (6,98%), Paranaguá (6,51%), Rio Grande (3,8%) e Suape (-0,83%).
Esse resultado demonstra, para além do destaque em movimentações de cargas entre os portos públicos do Brasil, com 22,3 milhões de toneladas em 2018, a consolidação do porto público maranhense como um dos mais importantes do Norte e Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário