quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Requalificação da Avenida Bernardo Sayão garante segurança e lazer em Imperatriz

Avenida Bernardo Sayão recebe serviços de revitalização (Foto: Divulgação)
Uma das avenidas mais importantes de Imperatriz, a Bernardo Sayão, recebe serviços que são praticamente de reconstrução para que possa receber a construção de uma ciclovia e pista de caminhada. Com um orçamento de aproximadamente R$ 3 milhões, os serviços são executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
Na parte de pavimentação, a via recebe um trabalho chamado de fresagem nos 3 quilômetros de extensão. Essa técnica consiste no corte de uma camada do asfalto para aplicação de uma nova, dando assim qualidade e durabilidade ao pavimento, que recebe um intenso fluxo de veículos, pois é uma via que interliga a BR-010 e vários outros bairros, como Jardim Tropical, Parque Amazonas, Alto Bonito e garante acesso, bairro Três Poderes, ao Centro.
A ciclovia e a pista de caminhada serão construídas entre a BR-010 e a Rua Pernambuco, totalizando quase dois quilômetros. “Vamos levar um espaço democrático e com condições para que a população pratique a saúde preventiva com exercícios físicos. Isso significa mais qualidade de vida para todos”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Para garantir a segurança dos ciclistas, além da sinalização horizontal e vertical, serão instalados gelo baiano, que são blocos de concreto utilizados para impedir o trânsito dos automóveis. A proposta é que, aos domingos, a área corresponde ao perímetro onde está localizado o 50º Batalhão de Infantaria e Selva, seja interditada para que a Avenida Bernardo Sayão funcione exclusivamente para atividades de esporte e lazer.
Antônio Lima trabalha na avenida e está animado com a novidade. Para ele, as obras vão deixar a via mais urbanizada e bonita. “Essa é uma das ruas que dão entrada para nossa cidade. Então é muito importante porque vai ficar um espaço mais bonito, planejado”, afirmou.
Outra proposta é que avenida se torne mão única, formando um sistema binário. Assim, as ruas paralelas como Santa Tereza e a Itamar Guará, também receberão os serviços de pavimentação e tapa-buracos. A iniciativa visa proporcionar melhor fluidez e segurança ao trânsito.
O taxista Eduardo Pereira que passa com frequência no local, aprovou a iniciativa. “A gente chega mais rápido no nosso destino. Acho que é bom não só para gente, que é taxista, mas para a toda a população. Com um investimento desse, todo mundo ganha”, destacou.
O serviço está sendo executado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o 50º Batalhão de Infantaria e Selva, que cedeu uma parte dos trabalhadores para a execução de serviços na área. “O 50º BIS está contribuindo com a melhoria da revitalização do passeio, que é de uso comum e nós acreditamos que é uma forma que temos de auxiliar com a melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou o comandante do 50º BIS, tenente-coronel Lautier Barbosa de Azevedo.
Paralelo ao trabalho de pavimentação da Avenida Bernardo Sayão, o Governo do Estado está com outras frentes de trabalho em Imperatriz, como a revitalização do Calçadão e a climatização do Centro de Convenções. As obras fazem parte de um pacote orçado em R$ 11 mi, lançado no início do mês e com previsão de entrega para esse semestre.
Investimentos em Imperatriz
Taxista Eduardo Pereira disse que a obra é boa para a população (Foto: Divulgação)
Desde 2015, Imperatriz recebe investimentos estruturantes em todas as áreas. Na educação, foram cinco escolas de ensino médio reformadas, uma construída, mais a reforma do campus do bairro Centro e a construção do Centro de Agrárias da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
No esporte e lazer, houve a revitalização da pista de skate Praça Mané Garrincha, das praças João Castelo, São Miguel, Jarbas Passarinho e JK, além da revitalização de espaços de lazer de Imperatriz, como a Praça da Bíblia e a Avenida Beira-Rio.
Já na infraestrutura, são quase 100 quilômetros de pavimentação e recuperação de ruas, distribuídos em todos os polos da cidade. Uma das rodovias mais importantes na região, a pavimentação da Rodovia Josimo Tavares, conhecida como Estrada do Arroz, beneficiou inúmeras comunidades da região.
O setor de saúde, também, foi contemplado com a adaptação e reforma do prédio para receber a Casa da Gestante, construção do hospital macrorregional Drª Ruth Noleto e a reforma em andamento do Hospital Regional Materno Infantil.
Na área de segurança, houve a reforma e modernização de vários aparelhos públicos como – 3º BPM, Ampliação do CIOPS, CJ Cidadã, Semear, das Unidade de Segurança Comunitária de Imperatriz, no Bom Sucesso, Sanharol e na Lagoa Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário