Adsense elton

sábado, 16 de março de 2019

Ação social da Defensoria Pública leva cidadania para idosos do município de Paço do Lumiar







Estimular o exercício da cidadania na terceira idade foi o objetivo do evento realizado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), ontem (14) e nesta sexta (15). Além de palestras, a programação também contou atendimentos jurídicos na unidade móvel e diversos serviços. O evento foi realizado no Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf), em Paço do Lumiar, e também contou com a parceria da prefeitura do referido município.
O defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, acompanhou as atividades e destacou a importância do evento. “Nossas diretrizes apontam para uma maior proximidade das comunidades a partir de ações como esta. E dessa vez, com o foco na terceira idade, reforçamos a importância de levar nosso atendimento para este segmento, possibilitando o acesso a serviços e informações sem que elas precisem se deslocar dos seus bairros”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, essa foi a quarta edição do evento. “Indo além das atividades internas do Ciapvi, também buscamos sempre promover momentos como este para reunir o nosso público-alvo e ofertar serviços, contribuindo assim para o resgate de sua cidadania e do envelhecimento saudável e consciente”, disse.
Palestras - Abrindo a programação, o defensor público Luís Otávio Rodrigues de Moraes Filho, titular do Núcleo de Defesa do Consumidor, palestrou sobre empréstimos fraudulentos e superendividamento, apontando riscos e cuidados. “Hoje, uma das nossas maiores demandas é a que envolve empréstimos, consignados ou não. Infelizmente, na grande maioria dos casos, as vítimas são pessoas idosas. Por isso, é importante fazer esse alerta para a sociedade num evento como esse”, destacou o defensor.
Também no primeiro dia de atividades, o coordenador executivo do programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves, apresentou as diretrizes e objetivos da iniciativa. O programa tem como objetivo a promoção da cultura dos direitos humanos e respeito às leis, por meio de ações de prevenção em áreas com índices críticos de criminalidade.
Já no segundo dia de programação, a secretária municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Núbia Dutra, palestrou no evento sobre o tema “O protagonismo do idoso como agente de transformação para uma cultura de paz”.
Serviços – Além das informações prestadas nas palestras, os participantes também puderam usufruir de diversos serviços disponibilizados pela Defensoria e por instituições parceiras.
Com o suporte da unidade móvel da DPE, defensores públicos e estagiários do Núcleo de Paço do Lumiar da DPE/MA prestaram assistência jurídica à população junto à equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Iesf. Foi a primeira vez que a unidade móvel da Defensoria Pública foi levada ao município. Participaram da ação, os defensores Débora Alcântara Rodrigues, Erick Railson Azevedo Reis e Thiago Manoel Cavalcante Amin Castro.
Também foram oferecidos serviços da área de estética e saúde como limpeza de pele e maquiagem, massagem terapêutica, vacinas e orientações sobre os serviços públicos voltados à população idosa.
Além dos serviços, a programação também contou com as apresentações do Coral da Segunda Turma da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) e do grupo Meninas Show e aulões de alongamento e relaxamento, ministrados por alunos do curso de Educação Física do Iesf.
Socorro Boaes 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário