quarta-feira, 27 de março de 2019

IMPERATRIZ SEDIARÁ SEMINÁRIO REGIONAL DO PACTO NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Nos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), realizam seminário Regionalizado para adesão dos municípios ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável. O evento será realizado no Hotel Shalon, localizado na rua Pará, nº 610 – centro de Imperatriz, no horário de 08h às 18h.

O Pacto consiste em chamar os Estados e municípios a se engajarem e firmarem compromissos, tendo em vista ampliar as condições de oferta, disponibilidade e consumo de alimentos saudáveis, combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação, bem como, estruturar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município.

O evento contará com um público de mais de 50 pessoas do poder público e da sociedade civil e pretende envolver mais de 25 municípios da região Tocantina.

Durante o evento será apresentado o passo a passo da pactuação, as diretrizes, eixos, desafios e as metas do pacto.

Espera- se com esta ação, que os municípios possam aderir e pactuar para uma alimentação de qualidade e que essa adesão, possa oportunizar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, a extinção do uso do agrotóxico, promover instalação de centrais e equipamentos que favoreçam o abastecimento e distribuição de alimentos saudáveis e promova atividades de EAN- Educação Alimentar e Nutricional.

Além de Imperatriz, o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável será realizado nos municípios de Santa Inês (10 e 11/04), Pinheiro (24 e 25/04) e Caxias (8 e 9/05).

O evento é uma realização da SEDES, CONSEA, Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), atualmente denominado Ministério da Cidadania.



Sugestões de Entrevista

Maria da Conceição Ferreira (Concita da Pindoba), presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA)

Lourvídea Caldas, secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da SEDES

Edilene Sampaio, Gestora de Programas da SEDES e Secretária Executiva do CONSEA

Miércio Roberth, coordenador do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário