quinta-feira, 21 de março de 2019

UemaSul promove inclusão dos primeiros acadêmicos com deficiência

Aluna Heloísa Oliveira em seu primeiro dia de aula (Foto: Divulgação)
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) recebe este ano, pela primeira vez, alunos com deficiência. Para atender a essa demanda, universidade está em processo de adaptação, com a aquisição de equipamentos, materiais, mobiliário adaptado e a contratação de profissionais para acompanhar esse público.
Entre os ingressantes, no campus de Imperatriz, está Rafael dos Santos Silva, de 21 anos, que está cursando Licenciatura em História. Ele concluiu o ensino médio em 2018, no colégio Estadual Governador Archer. Rafael tem baixa visão. Ele é um dos dois alunos com deficiência visual.
Rafael dos Santos Silva falou da necessidade do ledor, o que já está sendo providenciado pela universidade e também mostrou as ferramentas de acessibilidade que utiliza no celular. Ser estudante universitário, para ele, é um sonho realizado. “Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz; sorte que não tenho nenhum problema cardíaco, pois fiquei muito surpreso de ter passado”.
A mãe de Rafael dos Santos Silva, Ana Lúcia, reforça o quanto o filho é dedicado e busca conhecer de tudo que possa auxiliar ele nos estudos. “O Rafael é muito esforçado e tem força de vontade. Até porque é difícil estudar com as limitações que ele tem”.
Valdeci Cabral, de 31 anos é outro acadêmico que tem baixa visão. Convidado a discursar na cerimônia de abertura do ano letivo, emocionou a todos com seu relato. Ele está cursando Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.
Campus Açailândia
Reitora da UemaSul, Elizabeth Fernandes, recepciona o aluno Rafael dos Santos (Foto: Divulgação)
No campus Açailândia, o curso Tecnólogo em Gestão Ambiental recebeu uma aluna cadeirante. Heloísa Oliveira, de 18 anos, tem atrofia muscular espinhal, uma doença degenerativa que retira a força dos músculos e ainda não tem cura. Ela utiliza uma cadeira de rodas e possui várias restrições, porém, se mostra confiante para a jornada universitária.
“Eu espero alcançar as minhas próprias expectativas, me desenvolver bem no curso, crescer enquanto aluna e fazer amigos. Estava ansiosa para o primeiro dia, mas fui bem recebida, já conhecia alguns colegas e me senti acolhida”, afirmou a estudante.
Acessibilidade
A Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício, Maria da Guia Taveiro falou do processo de adaptação da universidade. “Nós estamos muito felizes e nos adaptando para receber estes alunos e muitos outros, com quaisquer deficiências. Iremos estruturar um núcleo, pois já temos professores de Libras”.
Maria da Guia Taveiro informou que a UemaSul vai abrir seletivo para professores ledores, que acompanharão os alunos nas atividades cotidianas. “Assim, poderemos criar uma estrutura melhor”. A pró-reitora destacou o apoio que está recebendo de secretarias do Governo do Estado, do Colégio Governador Archer e do Setor de Inclusão à Diversidade (SIADI) da prefeitura municipal.
A UemaSul já tem rampas de acesso, corrimões e banheiros adaptados para cadeirantes, além de oferecer a disciplina de Libras na grade curricular dos cursos de licenciatura. A proposta é selecionar professores ledores para acompanhar os alunos em aulas, fazer avaliação e demais atividades; adquirir máquinas para impressão dos textos, leitores de tela para os computadores da biblioteca central e do laboratório de informática, além de implantar ferramentas de acessibilidade no site institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário