quarta-feira, 15 de maio de 2019

Defensoria Pública em Imperatriz comemora 18 anos da instituição no Maranhão



Cerca de 70 pessoas participaram, na última segunda-feira (13), do evento promovido pelo Núcleo Regional da Defensoria, em Imperatriz, alusivo aos 18 anos da Defensoria maranhense e ao Dia Nacional da Defensoria Pública. A solenidade, conduzida pelo subdefensor-geral, Gabriel Furtado, homenageou diversas autoridades da comarca, dentre elas deputados, secretários, vereadores e líderes políticos e desportivo, que têm prestado relevantes serviços em favor do fortalecimento da Defensoria e da população local.
Na ocasião, receberam a placa com moção de aplausos e reconhecimento o deputado estadual Marco Aurélio, o vereador Carlos Hermes, o empresário e presidente da Sociedade Imperatrizense de Desportos, Adauto Carvalho, representado pela diretora social do clube, Mariana Carvalho, além do superintendente de Articulação Política do Estado, Adonilson Lima.
Gabriel Furtado ressaltou a importância das parcerias para o crescimento da Defensoria maranhense. “Fizemos um grande evento, preparado com muito esmero para reconhecer o trabalho destes parceiros, que, cada um em sua linha de atuação, tem contribuído para a garantia de direitos constitucionais e humanos na região”, afirmou.
Representando todos os homenageados, Marco Aurélio destacou a importância do trabalho da Defensoria. “Essa instituição nasceu para servir, para atender pessoas sem voz, que muitas vezes se sentem oprimidas na busca de seus direitos. E ajudar a Defensoria é fazer mais pela população, principalmente, pelas comunidades mais carentes”, concluiu.
“Em 2018, o Núcleo de Imperatriz realizou mais de 27 mil atendimentos, abrangendo além da sede da comarca, os termos judiciários Davinópolis, Governador Edson Lobão e Vila Nova dos Martírios, reafirmando em números o compromisso que temos com a comunidade, a despeito de nossas limitações. Temos a convicção que, com o trabalho de todos os defensores do núcleo, evoluiremos ainda mais, sempre beneficiando a população hipossuficiente da região”, destacou o coordenador do núcleo tocantinense André Jacomin.
O Núcleo de Imperatriz foi inaugurado em setembro de 2010, em outro endereço, com somente três defensores públicos. Hoje, a unidade é muito mais ampla e conta com 14 defensores que recebem diversas demandas, como cível, criminal, consumidor, defesa da mulher, da criança, do consumidor, além da participação em audiências, vistorias e o relacionamento com a comunidade, destacando recentemente o auxílio às vítimas das chuvas na cidade.
A líder comunitária Odacy Ribeiro ressaltou que durante estes quase 9 anos, a DPE/MA tem prestado um serviço de excelência na cidade. “A Defensoria Pública tem olhado para as comunidades, agido em favor da nossa população que necessita cada vez mais de direitos, às vezes, violados por pessoas que não têm pena dos que sofrem. Que venham mais 18, 30, 50 anos de Defensoria Pública do Estado do Maranhão”, parabenizou.
Além dos homenageados, ainda participaram da solenidade o diretor do Fórum de Imperatriz, o juiz de Direito Adolfo Pires Neto, a diretora da Promotoria de Justiça local, a promotora Nahyma Ribeiro, a vereadora Teresinha Cardoso, o coordenador estadual da Pastoral Carcerária de Imperatriz, o padre Elisvaldo Cardoso, além de assistidos, comunidade em geral, servidores e demais colaboradores da Defensoria Pública de Imperatriz.







Socorro Boaes 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário