sábado, 27 de julho de 2019

DPE e Vale definem parceria para promoção e garantia de direitos a passageiros de trem


Uma reunião realizada na quinta-feira, dia 25, marcou o início de uma nova parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a multinacional Vale. Entre as ações discutidas, a proposta é levar os serviços da Defensoria para o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Desde 2017, o trem de passageiros conta com o Carro Vagão Social, adaptado para a realização de eventos dentro do trem de passageiros, destinado a atividades como palestras, oficinas, atendimentos de saúde e apresentações culturais, entre outros. Com a nova parceria entre a instituição e a multinacional, a DPE/MA vai desenvolver o projeto “Defensoria nos Trilhos”, que  disponibilizará atendimento com defensor público e equipe no trecho de São Luís até Açailândia e de Açailândia a São Luís.

Participaram da reunião o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o subdefensor-geral Gabriel Furtado, a gerente de Relações Governamentais Maranhão, Vanessa Tavares, e o advogado Willgner Martins.

De acordo com o defensor-geral Alberto Bastos, o vagão é um importante espaço para atuação da Defensoria. “O vagão já alcançou milhares de pessoas com ações em outras áreas. E agora, com a presença da Defensoria, iremos garantir acesso à Justiça aos passageiros durante a viagem. Além disso, também há a possibilidade de realizarmos palestras de educação em direitos e divulgar os serviços e atuações da instituição por meio do sistema de televisão do trem”, destacou, informando que o cronograma de atividades do “Defensoria nos Trilhos” está sendo fechado e em breve será divulgado.
  
O trem de passageiros liga São Luís a Parauapebas e atende as populações de 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e quatro no Pará. São transportadas cerca de 1.300 pessoas.

Para Vanessa Tavares, essa parceria com a DPE/MA oportunizará a diversificação dos serviços oferecidos durante a viagem. "Unir a iniciativa privada e o poder público em mais uma ação em benefício das comunidades que utilizam o trem de passageiros, é uma iniciativa relevante. Nos sentimos honrados com a parceria da Defensoria Pública do Estado”, assinalou.

Além da ação “Defensoria nos Trilhos”, também foram discutidas outras parcerias envolvendo projetos da DPE/MA nas áreas de defesa dos direitos da pessoa idosa e de crianças e adolescentes, bem como a realização de palestras destinadas a trabalhadores da mineradora sobre a sensibilização da violência contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário