quinta-feira, 25 de julho de 2019

Hospital Macrorregional de Imperatriz realiza 78 cirurgias de catarata e pterígio





O projeto “Ver com Bons Olhos”, executado pelo Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz, realizará 78 cirurgias – 68 de catarata e 10 de pterígio -, nesta sexta-feira (26). Os pacientes foram classificados como aptos para os procedimentos cirúrgicos após uma triagem. No total, foram realizadas 120 consultas de triagem pela unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Eu estou muito ansiosa por esta cirurgia. Já tem algum tempo que preciso fazê-la e o meu sentimento é de gratidão. A equipe que me atendeu durante a triagem foi excelente, todos me trataram com carinho”, comentou Francine Silva Rocha, de 65 anos, moradora de Imperatriz, que passará pelo procedimento cirúrgico de catarata.
Na última edição, realizada no dia 28 de maio, 80 pacientes foram avaliados, destes 60 se submeteram a cirurgia de catarata e 20 de pterígio.
“Há um cuidado nítido com o próximo, uma vontade de realizar sonhos, de trazer sorrisos aos pacientes operados que saem da sala de cirurgia voltando a enxergar o mundo e a vida”, destacou o diretor clínico do Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, Wesley Garcia.
O “Ver com bons olhos” beneficia pacientes oriundos de 43 municípios, com consultas de triagem e cirurgias oftalmológicas para tratamento de catarata e pterígio.
Desde 2017, a unidade médica realiza os atendimentos especializados a pacientes com faixa etária entre os 60 e 80 anos. Após a cirurgia, os beneficiados deverão voltar para consultas de rotina a cada três meses. O procedimento serve para averiguar se houve ou não evolução do quadro. Caso seja confirmada a necessidade do uso de colírio, o medicamento será dado de forma gratuita para auxiliar no tratamento.
Catarata e Pterígio
A catarata é uma opacidade que acomete a lente natural do olho. A enfermidade pode causar visão nublada, dificultando tarefas como ler, dirigir e enxergar com nitidez o rosto das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão no início.
Já o pterígio trata-se de uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados, chega a cobrir a pupila e interfere na visão. As causas podem ser desde exposição à luz do sol sem uso de óculos de sol, sequidão nos olhos e irritação oculares causadas por poeira e vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário