terça-feira, 13 de agosto de 2019

Com conforto e nutrição adequada, alojamento dos JEMs acolhe atletas de todo o Maranhão

Estudantes atletas dos JEMs (Foto: Divulgação)
O estudante Emanoel Luís, de 16 anos, é capitão de um time de futsal que já se classificou para a segunda etapa da competição, dentro da 47ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2019. Feliz com o bom desempenho, Emanoel conta que o clima no alojamento em convivência com todos os demais atletas ajuda a equilibrar o emocional para a disputa.
“É gratificante que a gente tenha a oportunidade de estar aqui reunido com todo mundo porque temos um clima de disputa dentro da quadra, mas aqui fora o clima de união entre todos é muito importante. As instalações, o acesso fácil e a oportunidade de descansar adequadamente são ótimos para os atletas”, conta.
Este ano, o Governo do Maranhão decidiu reunir todos os atletas do interior do Estado, que participam do JEMs, em um único local: o Centro Social dos Servidores Públicos do Maranhão, localizado no Calhau, em São Luís. Com a mudança, todas as delegações passaram a ter tratamento igualitário, como explica o Secretário de Esportes e Lazer, Rogério Cafeteira.
“Para que possamos dar um tratamento igual e justo para todos, nós decidimos reunir todos num mesmo espaço amplo e adaptado para receber delegações grandes e pequenas, sejam de escolas públicas ou particulares, todos são tratados da mesma forma, com o mesmo respeito, carinho e cuidado”, explicou o secretário.
Para garantir conforto e nutrição adequada, o Governo do Maranhão montou um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar para todos os atletas. São mais de 4 mil refeições servidas todos os dias, com acompanhamento permanente de nutricionistas.
A estudante de Açailândia, Evelyn Aguiar, que joga handebol, elogia a organização do evento pela preocupação com a variedade e riqueza de nutrientes da alimentação.
“Vejo que há uma preocupação com a variedade da alimentação, além de fornecer mais carboidratos, vitaminas e proteínas, o que é muito importante para o ritmo de competições”, diz.
Além do acompanhamento nutricional, os atletas recebem um crachá com código de barras para monitoramento da alimentação. Os alojamentos contam com apoio de seguranças que atuam 24 horas, além de bombeiros civis e ambulâncias durante as competições. Viaturas da Polícia Militar do Maranhão promovem patrulhas permanentes na região.
União e integração 
Com 240 equipes, nas categorias infantil e infanto juvenil, e divididas em 14 modalidades, os atletas participantes do JEMs têm a oportunidade inédita de interação num espaço pensado para garantir a integração entre todos.
A Sedel instalou no entorno da área de alojamento,o Espaço Funfest, área especial com atividades de recreação, interação, atividades educacionais e culturais para os atletas dos 98 municípios que estão participando da competição.
Ana Júlia Pereira (Foto: Divulgação)
A estudante da cidade de Axixá Ana Júlia Pereira, que tem 12 anos, conta que a oportunidade de conviver num espaço de interação ajuda a pensar melhor as estratégias de jogo.
“Tudo aqui é muito confortável, são muitas atividades e brincadeiras que podemos fazer, com bastante espaço para aproveitar. É uma energia muito boa porque podemos conversar melhor sobre as estratégias para o jogo e fortalecer a união para dar o melhor na quadra”, explica.
O secretário Rogério Cafeteira explica que o espaço também está disponível para pais e estudantes que residem em São Luís. “Quero aproveitar este momento para convidar os atletas e os pais que residem em São Luís para participarem deste importante momento de interação e união que o esporte proporciona.”
As competições do JEMs 2019 acontecem em 3 etapas: de 9 a 14 de agosto com disputas de voleibol e handebol; de 16 a 21 de agosto com as modalidades de futsal, basquete e vôlei de praia e de 23 a 26 de agosto nas modalidades individuais, além do ParaJEMs. Já as premiações ocorrerão no último dia de competição de cada modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário