Adsense elton

sábado, 17 de agosto de 2019

Governo e Vale firmam parceria para projeto de estímulo a leitura em escolas da rede estadual

Projeto contemplará 15 escolas da rede pública estadual, em cinco municípios maranhenses (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de fortalecer o direito à leitura e o acesso ao livro nas escolas da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Vale e a Fundação Vale firmaram parceria para desenvolvimento do Projeto Rotas e Redes Literárias, que culminará na organização de bibliotecas e formação da comunidade escolar em cinco municípios maranhenses por onde passa a linha férrea. O projeto contemplará 15 escolas da rede pública estadual, em cinco municípios maranhenses.
O Rotas e Redes Literárias é um projeto da Fundação Vale de promoção e acesso ao livro e à leitura, que, em parceria com as redes públicas de ensino, forma professores em mediação de leitura e disponibiliza acervo literário para as escolas municipais e estaduais. Em julho deste ano, foi firmada a parceria com a Seduc, que possibilitará o desenvolvimento do projeto em 14 escolas da rede estadual, localizadas nos municípios de Arari, Santa Rita, Bacabeira, Itapecuru e São Luís. Entre as unidades de educação que participarão do projeto, encontra-se, ainda, a Unidade Prisional João Sobreiro de Lima.
Para o secretário de Estado da Educação, essa é mais uma parceria importante, que se soma às ações que o Estado vem desenvolvendo para estimular a leitura, entre elas a revitalização de faróis do saber, implantação e revitalização de bibliotecas escolares, doação de bibliotecas móveis para escolas dignas, dentre muitas outras ações.
“O governador Flávio Dino tem investido com muita responsabilidade na educação e oportunizar espaços e o acesso à leitura passa por esse trabalho. Não temos como falar em um Estado com melhores índices educacionais se não investirmos e incentivarmos a leitura. Quarenta e cinco faróis do saber já foram completamente recuperados, revitalizados e entregues às comunidades, outros estão em obras. Em nossas escolas estamos investindo também na recuperação de bibliotecas e na criação de espaços de leitura, para que nossos jovens sintam-se estimulados e atraídos por esse mundo maravilhoso que os livros nos apresentam”, reforçou o secretário.
A gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale, Fernanda Fingerl, explica que além dessa parceria, a Vale e a Fundação Vale estão trabalhando junto ao Estado e municípios maranhenses com outras ações voltadas para a alfabetização de crianças, que se complementam. “A Fundação Vale atua fortalecendo as políticas públicas de educação e apoiando municípios e estados a melhorarem a oferta da educação pública. Acreditamos que o acesso ao livro literário é direito de todos os cidadãos, significa possibilitar que o conhecimento produzido por toda a humanidade ao longo dos séculos circule entre todos e traga novas reflexões sobre o mundo, sobre a nossa forma de estar nele e de como lidamos com os problemas contemporâneas”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário