quinta-feira, 8 de agosto de 2019

TV Defensoria será exibida em sistema de televisões do Trem de Passageiros da Vale



O material audiovisual da TV Defensoria, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, será exibido nos monitores de vídeo instalados no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, da Vale. A proposta de levar educação em direitos durante a viagem é uma das ações do projeto Defensoria nos Trilhos.

A decisão de exibir os vídeos no trem foi um dos encaminhamentos de uma reunião realizada na quinta-feira, dia 1º de agosto, na sede da Defensoria Pública. Participaram do encontro, o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a gerente de Relações Governamentais do Maranhão, Vanessa Tavares, e outros representantes da Vale.

Na ocasião, foram discutidos os detalhes para a implementação do projeto Defensoria nos Trilhos, como a estrutura disponível e os recursos necessários. Também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Defensoria, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente pelo defensor público Davi Rafael Silva Veras.

Lançada em 2017, a TV Defensoria é uma ferramenta de educação em direitos que visa estabelecer um canal de comunicação entre a instituição e o assistido, por meio da exibição de audiovisuais que abordam diferentes temáticas da atuação realizada pelos defensores públicos, como: direitos da pessoa idosa, Lei Maria da Penha, Tarifa Social e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, entre outros.

De acordo com o defensor-geral do Estado, a proposta é que os vídeos sejam exibidos no trecho de São Luís até Açailândia e vice-versa. “Esse é um importante espaço para difundir informações sobre a nossa atuação e outras que são de interesse social, pois aproveitaremos esse tempo em que as pessoas, geralmente, ficam ociosas até chegar aos seus destinos, para promover o acesso à Justiça”, destacou.

Além da TV Defensoria, o projeto contará ainda com a disponibilização de atendimentos com defensores públicos e equipe durante as viagens do trem entre São Luís e Açailândia e a realização de palestras no Carro Vagão Social, uma estrutura adaptada para a realização de eventos dentro do trem de passageiros. O cronograma de atividades está sendo discutido e, em breve, será divulgado.

O trem de passageiros liga São Luís a Parauapebas e atende às populações de 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e quatro no Pará. São transportadas, em média, por viagem, 1.000 pessoas, o que contabiliza 300 mil por ano. Nas segundas, quintas e sábados, o trem sai de São Luís com destino a Parauapebas. Nas terças, sextas e domingos, ele retorna de Parauapebas para São Luís. A tarifa do Trem de Passageiros chega a custar 40% menos que o valor cobrado pelo transporte rodoviário, quando considerado o mesmo trecho. É, portanto, um transporte seguro e de custo acessível à população de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário