sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Açailândia sedia o primeiro Encontro de Fanfarra da região na Praça do Pioneiro


“O objetivo do encontro é promover um intercâmbio entre as fanfarras, fomentar o projeto de Fanfarra na Escola e memorizar o momento cívico às festividades alusivas à Semana da Pátria”.

Na noite esta quinta-feira,19, a Praça do Pioneira ficou marcada pelo 1º. Encontro de Fanfarra da região com a participação de grupos de fanfarras dos municípios de Açailândia, São Francisco do Brejão e Itinga do Maranhão. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito no controle do trânsito, garantido a segurança dos participantes do evento.
Ao todo, cerca de 300 alunos integrantes das fanfarras participaram do encontro. A   concentração aconteceu na Praça do Pioneiro. Por volta da 19;00h, os grupos de fanfarras saíram em desfile, se apresentando pelas principais ruas do centro de Açailândia. As fanfarras com suas “comissões de frente” exibiam suas coreografias harmônicas e muito brilho no figurino. O público parou para ver a harmonia, postura e beleza no espetáculo à parte apresentado pela “comissão de frente” de cada grupo de fanfarra.
O objetivo do encontro é promover um intercâmbio entre as fanfarras, fomentar o projeto de Fanfarra na Escola e, ainda, por meio das corporações memorizar o momento cívico as festividades alusivas à Semana da Pátria.
O Secretário de Cultura “Xico Cruz” disse que é muito importante resgatar esta cultura de fanfarra, onde o município de Açailândia já foi referência neste quesito e estava sendo deixado de lado. “O trabalho com as fanfarras tem uma valorosa contribuição na educação e formação de crianças e jovens, uma vez que a prática musical nas escolas proporciona na formação educacional, social e musical na vida dos jovens que participam destas atividades e hoje estamos promovendo este encontro de confraternização entre os grupos dos três municípios vizinhos para que outros jovens se sintam empolgados a participar”, finalizou “Xico Cruz”.
ASCOM—PMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário