quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Artistas do Projeto cultural itinerante "EmCena Brasil” encerram espetáculo hoje na Praça do Pioneiro

WhatsApp_Image_2019-09-18_at_09.03.48_1.jpeg_thumb320x250
 Moradores de Açailândia podem assistir até hoje, o espetáculo circense apresentado pela companhia de atores no palco móvel de artes cênicas e visuais "EmCena Brasil - Um Show de Cultura Pertinho de Você". O projeto gratuito, é realizado pela companhia de teatro AbareTeatro, custeado pela Suzano e pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Na tarde de terça-feira17, primeiro dia de estada da companhia de teatro ambulante em Açailândia, por volta das 15h00, a Praça do Pioneiro já estava lotada de crianças acompanhadas pelo professor ou responsável, interessadas em participar das primeiras atividades do grupo circense. Dentre elas: espetáculo para criança; atividades recreativas; contação de história e cinema.
 O Secretário Municipal de Cultura, “Xico Cruz, destacou a importância do projeto EmCenaBrasil em Açailândia de forma gratuita para a população. “Uma programação muito especial e totalmente gratuito para a comunidade. A administração municipal, através da Secretaria de Cultural dá todo o apoio logístico para a companhia de teatro e por outro lado a companhia de teatro fica responsável para trazer alegria, entretenimento, arte e cultura de graça para a população. É muito importante que as pessoas compareçam para participar deste grande teatro a céu aberto, principalmente os pais com os filhos e professores que trabalham com crianças. A companhia de teatro é de grande qualidade e tanto nos diverte como nos ensinam também muitas coisas”, destacou “Xico Cruz”.   
A ação também conta com o apoio da Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Cultural e projeto tem como objetivo de divulgar e democratizar o acesso à cultura, levando atividades artísticas diversas para a população de forma gratuita durante os dois dias em Açailândia no horário de 15h às 20h, nos dois dias.
“O primeiro dia de evento está muito bacana. As pessoas estão participando e interagindo com o grupo teatral e as crianças estão se divertido muito. O mais incrível é que a praça está lotada em plena terça-feira. Nos sentimos felizes em estar de volta em Açailândia, já nos sentimos em casa pela grande hospitalidade oferecida. Queremos agradecer muito pelo apoio da prefeitura e da empesa Suzano. Sem estes apoios seria impossível de realizar esta apresentação. É muito importante essa parceria entre a empresa e o poder público para que o projeto alcance o sucesso já adquirido durante 12 anos passando por vários municípios brasileiros”, finalizou Orlando Moreno coordenador geral do EmCenaBrasil.   
O Projeto se utiliza de um contêiner especificamente adaptado para tornar possível a realização itinerária de espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, mamulengos, contações de histórias, exposições itinerantes, além de sessões de curtas-metragens.
No decorrer dos dois dias de programação em Açailândia, a ação conta com a participação de mais de 30 artistas e técnicos, que atuam, mostrando suas habilidades nas artes cênicas e visuais, entre elas, a contação de histórias e espetáculos teatrais para adultos e crianças, além de apresentações circenses e sessões de cinema.  A ação foi criada em 2008, já passou por diversas cidades do país, contabilizando mais de 400 municípios, levando cultura e diversão para um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.
ASCOM-PMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário