quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Dia “D” de Vacinação contra a raiva animal acontece no próximo sábado (28/09), em Açailândia


“Aderir à campanha é importante para proteger e promover a saúde humana”, alerta o diretor do Centro de Zoonoses
Cães e gatos da região urbana de Açailândia deverão ser vacinados contra raiva neste sábado (28/09), a partir das 08h. A data é a primeira do esquema de duas etapas da Campanha Antirrábica 2019. Animais da zona rural podem ser imunizados a partir do dia 5 de outubro.
Serão oferecidas 17.163 mil doses de vacina para os dias de campanha nos 25 postos de vacinação instalados em escolas, UBSs e praças públicas. O trabalho envolverá 200 servidores: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, profissionais da Secretaria de Saúde (SEMUS) e da Vigilância em Saúde, além de estudantes de veterinária da FAVALE, bem como estudantes do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Veneza.
De acordo com o diretor Josué Galvão, a expectativa do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses é vacinar mais de 80% da população estimada de cães e gatos, ou seja, um total de 17.163 animais entre cães e gatos.  Ressalta ainda, que o primeiro dia de campanha terá 25 locais de vacinação abertos no centro e nos bairros de Açailândia. Assim, serão contemplados todos os bairros de Açailândia. “Aderir à campanha é importante para proteger e promover a saúde humana”, alerta o diretor de Zoonoses, Galvão, ressaltando ainda que o vírus da raiva leva as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos.
Na manhã desta quarta-feira (25/09), o médico veterinário do CCZ – Napoleão Gomes, reuniu na Câmara Municipal todos os servidores da saúde que participarão da campanha. Ele orientou os profissionais sobre o programa de prevenção à raiva e os métodos de vacinação, informando ainda, sobre os dados que refletem a realidade epidemiológica no município. Segundo ele, “É muito importante passar essas orientações aos profissionais da saúde que irão atuar nos dias de vacinação”, enfatizou Napoleão.
Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida.
Cães e gatos são os principais veículos de transmissão. Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais.

LOCAIS DE VACINÇÃO DE CÃO E GATO CONTRA RAÍVA /2019
BAIRRO
POSTO
01
GETAT
UBS DR. DALVADISIO MOREIRA
02
CENTRO DA CIDADE
PRAÇA DO PIONEIRO
03
LARANJEIRAS
ESC. SIMONE MACIEIRA
04
VILA BOM JARDIM
ESC. PEQUENO PRINCIPE
05
BAIRRO NOVA AÇAILÂNDIA II
ESC. TELEFRE SAMPAIO
06
VILA TANCREDO NEVES
ESC. SÃO JOÃO BATISTA
07
JARDIM DE ALAH
ESC. REFAEL DE ALMEIDA
08
CONJ AULIDIA
VOLANTE
09
JARDIM GLÓRIA II
ESC. AURENYVEA GONÇALVES
10
CONJUNTO RESIDENCIAL JOÃO PAULO II
ESC. CRISLAINE GONÇALVES
11
VILA ILDEMAR
ESC. AULIDIA GONÇALVES
12
VILA ILDEMAR
ESC. FERNANDO RODRIGUES
13
VILA ILDEMAR
PRAÇA DO PATIZAL
14
PARQUE LOGOA
PRAÇA DA UPA
15
JACU
ESC. MONTEIRO LOBATO
16
AV. BERNARDO SAYÃO
PRAÇA DA BÍBLIA
17
VILA MARANHÃO
ESC. KIOLA SARNEY
18
COLINAS PARK
ROTATÓRIA
19
VILA SÃO FRANCISCO
PRAÇA SANTO ANTONIO
20
BAIRRO BAIXÃO
JSEUS DE NAZARÉ
21
VILA CAPELOSA
ESC. ANGELO CAPELOSA
22
PLANO DA SERRA
ESC. ANTONIO OLIVEIRA CAMPOS
23
PIQUIÁ
ESC. EDUARDO PEREIRA DUARTE
24
PIQUIÁ
ESC. DARCY RIBEIRO
25
OURO VERDE
FAVALE


ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário