segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Escolas Municipais Sara Kubitschek, Dom Marcelino Bícego e Raphael de Almeida se juntam em caminhada de conscientização ao suicídio


Com o tema: “Voce não está sozinho” e de iniciativa de gestores da Escola Municipal Sara Kubitscheck, juntamente com as escolas Dom Marcelino Bícego e Raphael de Almeida e parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Bem como da Assistência Social, moradores da comunidade, Polícia Milita e DMT. foi realizada na última sexta-feira,20, uma grande caminhada em prol da vida e de prevenção do suicídio. A manifestação passou pelas principais ruas do bairro Jardim de Alah chamando a atenção dos moradores para combater este mal.
O evento contou com faixas e distribuição de panfletos e orientações, momento de apresentações culturais, teatro, música e poemas, além de um almoço no pavilhão da Escola Sara Kubitscheck que foi oferecido pela organização do evento aos alunos e moradores do bairro.
As coordenadoras do PSE - Programa Saúde na Escola e PSE – Programa Saúde na Escola (Saúde) Anielle Alves e Hyandra Almeida participaram da programação atuando como parceiras e ministradoras de palestras baseadas na temática depressão e Suicídio, dentre outros assuntos que afetam a população adolescente.
“Estamos prestigiando este evento que tem a iniciativa dos gestores das três escolas, além de passar orientações para os alunos e moradores com relação ao suicídio, como prevenir, como ajudar pessoas que vivem cercada por este pensamento. Na programação consta palestras para alunos e moradores. Além de peças teatrais elaboradas pelos próprios alunos. É uma forma de alertar e conscientizar as pessoas por meio deste evento”, destacou Hyandra Almeida.
O gestor da Escola Sara Kubitschek, Antônio Jhônatas Gomes Brito, ressaltou que o evento que a escola já conta com uma vasta programação durante todo o ano com relação à depressão e ao suicídio. “Nesta programação dentro do “Setembro Amarelo” intensificando ainda mais sobre o tema a parceria com outros órgãos do município e nessa caminhada, a intenção é mobilizar os moradores sobre a problemática da depressão e suicídio, além de aproximar ainda mais a comunidade da escola”, finalizou o professor Jhônatas Brito.
Por ano, se registra 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Segundo a AMMG, 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Setembro, conhecido como "setembro amarelo", é o mês dedicado ao combate e prevenção do suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário