quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O ADERA- Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais realiza reunião de governança em Açailândia














“O encontro está sendo realizado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMASUL/ Campus de Açailândia e tem como propósito socializar as ações formativas, com a governança, bem como iniciar o gerenciamento de novas ações e Rede”.

Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais – ADERA”, entidade criada sem fins lucrativos, que engloba 08 municípios em sua delimitação territorial: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, e Itinga, está realizando neste 10 de setembro a sua 4ª. Reunião de governança na cidade de Açailândia.
O encontro está sendo realizado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMASUL/ Campus de Açailândia e tem como propósito socializar as ações formativas, com a governança, bem como iniciar o gerenciamento de novas ações e Rede; continuar com as ações de monitoramento e análise do PME da Regional numa perspectiva formativa; ampliar as atividades do ADERA, com foco e preparação do estatuto e preparação do Seminário de boas práticas.
“Queremos parabenizar a direção do ADERA, que já está realizando a sua reunião de governança, reunindo todos os municípios do nosso território. O nosso propósito aqui é só um, o de elevar o índice de educação desse território, objetivando vencer os grandes desafios. O nosso dever como gestores e educadores, é oferecer o melhor de cada um de nós nesta nova empreitada.  Os municípios estão otimistas através dos seus secretários de educação, os membros dos conselhos municipais de educação e os técnicos, todos estamos irmanados, visando oferecer o melhor de si na construção do ADERA e consequentemente na construção de uma educação melhor para os municípios da nossa Regional”, ponderou o professor Bosco Gurgel Diretor da Unidade Regional de Educação.
A Secretária de Educação, Karla Jannes Nascimento e incentivadora do ADERA, ressalta que a reunião de governança, é voltada para os secretários municipais e coordenadores das SEMED’s dos 08 municípios que fazem parte da regional de Açailândia. “Hoje, estamos dando continuidade ao plano de trabalho, que teve início em janeiro deste ano. Uma das ações do plano, é o monitoramento do PME—Plano Municipal de Educação. Nesse encontro estamos fazendo a prestação de contas de como está a nossa situação em relação as metas, bem como as estratégias que estão postas no plano. Desde que foi criado, o ADERA vem fomentando a discussão coletiva sobre a educação no território. Já podemos contar com a Formação Continuada do 6º. ao 9º. Ano, por área de conhecimento. Lembrando que esta Formação nasceu a partir da criação do ADERA. Temos também a Formação para os Conselhos Municipais de Educação. Ressalto ainda, que hoje, o Conselho de Açailândia, ajuda os demais Conselhos da Regional nas demais situações e dificuldades. Estamos pautando também a organização estrutural de um seminário que iremos realizar em novembro, onde cada município vai ter a sua contribuição na organização do evento”, finalizou Karla Jannes.
ASCOM- PMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário