sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Vice-governador vistoria obras na Região Tocantina e participa da abertura da Fecoimp

Vice-governador esteve presente na abertura da Fecoimp (Foto: Karlos Geromy)
Obras de infraestrutura que vão impulsionar o comércio e a segurança pública na Região Tocantina estão em andamento e foram vistoriadas pelo vice-governador, Carlos Brandão, nesta quarta-feira (12), em Imperatriz.  Entre as obras, estão a construção de um calçadão no centro comercial do município, a reforma e ampliação da sede do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (Icrim).
Durante a visita, Carlos Brandão prestigiou a abertura da 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), maior feira de negócios do Maranhão e que movimenta a economia regional.
Acompanhado de comitiva de secretários e autoridades do município, Carlos Brandão vistoriou os serviços de construção do calçadão. O espaço recebe intervenções estruturantes que, ao serem concluídas, vão consolidar a cidade como um grande polo varejista do Estado.
No conjunto de intervenções do calçadão, estão melhorias na cobertura com reparos estruturantes na parte de drenagem, rede de esgoto e construção da fundação. Estão concluídos os serviços de instalação da estrutura que sustenta a cobertura. O projeto contempla, também, a implantação de sistema de combate a incêndio e itens de acessibilidade.
Brandão pontuou que o projeto vai atender os anseios da classe comercial de Imperatriz, garantindo maior fluxo ao setor, principalmente no período chuvoso. “Com certeza, esse calçadão será o cartão postal de toda a Região Tocantina. Era uma demanda de longas datas e trará conforto, segurança e maiores possibilidades para o comércio e os consumidores”, destacou o vice-governador.
Para o presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Guilherme Maia, a presença do vice-governador é uma honra e prova do compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do município.
“Só temos a agradecer esse forte apoio e dizer que agora nossa cidade terá dois momentos. Há 35 anos, quando esse calçadão foi idealizado, a realidade era outra e, hoje, ele sendo concretizado, vamos avançar em nosso setor comercial com mais contratações. Essa obra vai impulsionar nossa economia, gerar mais renda e qualidade de vida”, disse o empresário.
A vendedora Renata Dayse avalia que “o calçadão vai trazer uma visibilidade maior, será melhor para o lojista. Terá mais infraestrutura, mais comissões, e estávamos precisando dessa melhoria”.
Está concluída toda a parte estrutural e as obras avançam no fechamento da área de piso, arremates, decoração e iluminação. “É uma iniciativa muito importante. Significa aumento das vendas, da renda, de mais oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.
A previsão é que a obra seja concluída este mês e inaugurada em outubro, para aquecimento do comércio no mês das crianças. A expectativa inicial é que a obra gere cerca de 200 empregos diretos.
IML e Icrim
Carlos Brandão assinou ordem de serviço para reforma e ampliação do IML/Icrim (Foto: Karlos Geromy)
Na agenda, o vice-governador Carlos Brandão visitou o prédio que abriga o Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (Icrim). No local, ele assinou ordem de serviço para início de obras de reforma e ampliação do espaço. “A obra é um avanço enorme nas ações de infraestrutura nos prédios da Segurança Pública e garante condições para que o policial desempenhe melhor seu trabalho”, afirmou.
A unidade, assim como as demais estruturas da segurança em Imperatriz, atende a mais de 49 municípios na regional e adjacências.  O projeto engloba serviços na execução de alvenaria, novas instalações elétricas e hidrossanitária, cobertura, nova estrutura e revestimento, revisão geral de telhado, revestimento cerâmico, forro e ampliação da estrutura física da edificação.
Para as obras no prédio do IML/Icrim são investidos recursos de R$ 1,8 milhão (Foto: Karlos Geromy)
Os serviços contemplam melhorias nos laboratórios de análises, sala de laudos, balística, informática fonética visual, setor de engenharia e meio ambiente, central de custódia, consultório de óptica, salas de atendimento e administrativas, banheiros masculino e feminino, recepção geral e arquivo.
Na área de segurança, o Governo do Estado contabiliza mais de 40 prédios reformados, ampliados e construídos, entre batalhões e delegacias. Ainda, outros investimentos como nomeação de novos policiais, aquisição de viaturas e armamentos mais modernos e valorização do policial com mais de nove mil promoções.
Para as obras no prédio do IML/Icrim são investidos recursos de R$ 1,8 milhão. O delegado titular da Regional de Imperatriz, Ederson Martins e demais autoridades militares e civis estavam presentes na vistoria.
Fecoimp
Na abertura da 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), Carlos Brandão visitou estandes e conversou com empresários. A Fecoimp, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), é realizada desde 2001 e já integra o calendário nacional de feiras. Este ano, tem como tema Seja Você a Transformação.  A expectativa é que cerca de 32 mil pessoas visitem o evento, que vai até sábado (14).
Nesta edição, foram reforçados os espaços criados em 2018, como o Espaço Franquias, apresentando micro e pequenas franquias e servindo de meio aos empreendedores que queriam investir nesse segmento.
O Espaço Interativo reúne especialistas para solução de problemas empresariais e garantam às empresas soluções inovadoras e criativas para seus empreendimentos.
A feira conta ainda com o espaço Produzido no Maranhão, com exposição e comercialização de produtos genuinamente maranhenses. O Porto do Itaqui e iniciativas do turismo no Maranhão também ganharam espaços em estandes na feira.
A Fecoimp tem como foco a promoção das empresas e parceiros, além de possibilitar negociações e vendas dos seus produtos e serviços, divulgar, integrar e fomentar o mercado local e estadual por meio de ações voltadas aos mais diversos setores da economia.
Para o coordenador do evento, Leonardo Leocádio, “a feira tem o propósito de interligar todos os setores da economia multissetorial de Imperatriz e região”. Nos últimos 18 anos, foram contabilizados cerca de 2 mil expositores locais e de diversos estados, atraindo mais de 430 mil visitantes.
Nesta sexta-feira (12), o governador Flávio Dino visita a Fecoimp e inaugura as interações construídas pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, onde é realizado o evento. Impulsionando a feira, Flávio Dino editou, em 2018, a Lei 10.798, de 5 de março de 2018, que considera a Fecoimp como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão.
Presentes na visita, o prefeito Assis Ramos; secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo; presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agensul), Frederico Clementino Ângelo; deputado estadual Marco Aurélio e vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário