sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Açailândia sedia o 12º Fórum de Agricultura da Regional Carajás


“Hoje, iremos reunir as entidades envolvidas para discutirmos sobre a Agricultura Familiar”.
O Município de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realiza durante esta sexta-feira (25/10), o 12º. Fórum de Agricultura da Regional Carajás e que tem como participantes secretários municipais de agricultura, produtores, agricultores e criadores dos municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
O prefeito Aluísio Sousa foi representado pela Chefe de Gabinete, Rosa Maria Nascimento, que por ocasião do seu pronunciamento desejou boas-vindas aos participantes em nome do gestor municipal e ao mesmo tempo fazendo a abertura oficial do evento.
Assim como Rosa Maria Nascimento, fizeram parte da mesa de honra, o Secretário Municipal de Agricultura de Desenvolvimento Rural e anfitrião do evento, Cristiano Neto, o Secretário de Agricultura de São Francisco do Brejão e Coordenador Geral do Fórum, Valdinar Pereira Barros, o prefeito de Bom Jesus da Selvas, Fernando Coelho, o Presidente da Associação Comunitária do Assentamento Conquista da Lagoa, Luís Gonzaga, o Gestor Regional da AGED, Damião Romildo,  e o Agente de Desenvolvimento Regional do Banco do Nordeste, Francisco de Assis.
O encontro objetiva o desenvolvimento de ações coletivas que proporcionem o fortalecimento da agricultura familiar nestes municípios envolvidos. Como esclarece o Coordenador Geral do Fórum. "Nosso foco e objetivo é retomar a discussão entre os oito municípios da Regional com uma proposta de alimentação saudável e fomentar a produção agrícola, além da geração de emprego e renda com a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. O nosso Fórum trata especificamente da Agricultura e da Pecuária que são as duas potências da nossa regional, e para nós, é muito gratificante estar coordenando este evento que trata da Agricultura Familiar", explica Valdinar Pereira Barros, Secretário de Agricultura de São Francisco do Brejão e Coordenador do Fórum.
O Secretário de Agricultura de Açailândia, Cristiano Neto, destacou a importância da realização das reuniões do Fórum nos municípios da regional. “Hoje, iremos reunir as entidades envolvidas para discutirmos sobre a Agricultura Familiar. O importante é que estamos recebendo representantes de outros segmentos, a exemplo do Banco do Nordeste que é grande parceiro do projeto, bem como os órgãos do governo estadual AGERP e AGED, além dos presidentes de associações. Este é um espaço privilegiado onde iremos debater todas as necessidades e possíveis soluções para o nosso pequeno agricultor objetivando melhorar a produção da região”, ressaltou Cristiano Neto
Por sua vez Damião Romildo, Gestor Regional da AGED - Agência Estadual de Defesa Agropecuária em Açailândia, disse que pelo fato da AGED ser um órgão que trata diretamente com o pequeno, médio e grande produtor, é muito importante participar de eventos relacionados à classe. “A agricultura e a pecuária no Maranhão têm que ser cada vez mais incentivada. O Brasil é considerado o país do agronegócio. Por esse motivo devemos unir forças para alcançarmos os nossos objetivos e é isso que está acontecendo hoje neste fórum”, finalizou Damião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário